O primeiro dos dois módulos da Oficina de indicadores educacionais conseguiu reunir um grande público na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU, no dia 06 de Junho.
A Equipe de Comunicação do IHU gravou depoimentos dos participantes do evento, sobre a importância da realização de uma Oficina de indicadores educacionais. Confira.
A Dra. Flávia Werl deu sua contribuição iniciando o evento com um debate sobre os conceitos e metas envolvidos no uso de indicadores.
Para Ilustrar esse uso, Alenis Andrade e Cleonice Silveira, Doutorandas em Educação, apresentaram uma análise realizada em equipe com Ricardo Vitelli, Mestrando em Educação. Nela foram avaliados os Indicadores de Qualidade da Educação das Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental das escolas pertencentes à rede municipal de São Leopoldo. Os indicadores analisados eram referentes aos anos de 2005, 2007 e 2009.
Após a breve discussão com os participantes sobre esta análise, tivemos o depoimento das professoras de educação básica de Esteio, Marilan de Carvalho Moreira, Lisandra Schneider Scheffer e Elisane Cristina Kolz Rieth referente às Ações desenvolvidas para apropriação e trabalho qualificador com os indicadores educacionais.
Durante essa discussão foram apresentados diversos projetos qualificadores como a exemplo do Programa de Estímulo à Leitura e o Programa Mais Educação e um relato sobre a realidade de uma Escola na qual a professora Lisandra trabalha como supervisora. Ela é uma das responsáveis por manter um trabalho de acompanhamento do rendimento dos alunos através de uma avaliação de cada um dos mesmos, realizada durante uma etapa de pré-conselho escolar e outra de pós-conselho.
A Oficina de Indicadores Educacionais realizada no IHU em conjunto com o ObservaSinos e demais observatórios da região terá seu segundo módulo no dia 20/06/2012 abrindo o debate com o tema "Repetência, Defasagem idade série e abandono: compreendendo realidades escolares".
Por Ricardo Traub Fries