Durante a tarde de terça-feira, 25 de novembro, aconteceu no Instituto Humanitas Unisinos - IHU a Oficina “Indicadores do Trabalho e Trabalhadores do Vale do Rio dos Sinos”, ministrada pelo Prof. Dr. Moisés Waismann, do Unilasalle. O evento durou 2h30min e teve como principal objetivo a instrução dos presentes para usarem de forma correta os bancos de dados oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A intenção da oficina é, a partir dos tutoriais apresentados, qualificar os processos de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas realizados por pesquisadores nessa área.
Inicialmente foram apresentados os termos e noções básicas que compõe uma pesquisa sobre dados do MTE, assim como siglas que as complementam, como PNAD, PME e outras, citadas na imagem abaixo:
Na segunda etapa da apresentação, o professor partiu para uma abordagem mais prática, onde simulou pesquisas no site, a fim de guiar os presentes, de forma visual, sobre o modo correto de transitar pelo ambiente online que o Ministério do Trabalho e Emprego oferece. Moisés também retirou dúvidas nessa segunda parte da Oficina, esclarecendo questões como a de que ainda não há dados específicos sobre estagiários no sistema, uma vez que ainda não se encontrou uma forma eficaz de coletar essas informações.
Segundo Cristiane da Silva, 29, que participava pela primeira vez de uma Oficina focada na instrução para uso eficaz dos bancos de dados do MTE, “foi algo que me interessou bastante, principalmente porque estou iniciando na área da pesquisa; essa palestra serviu para abrir uma outra gama de possibilidades de estudo”. Cristiane é atualmente bolsista de economia da Unisinos e decidiu comparecer ao evento pelo interesse em adquirir novos conhecimentos para sua área de atuação.
Confira mais fotos do evento. Clique para ampliá-las: