Ecofeira Unisinos é palco de intervenções artísticas que celebram a cultura latino-americana

  • Terça, 12 de Julho de 2016

No dia 06 de julho, quarta-feira, ocorreu mais uma edição da Ecofeira Unisinos. A mostra de produtos orgânicos esteve no corredor principal, em frente ao IHU, das 10h às 17h. Um diferencial dessa semana foi o Círculo Cultural, atividade planejada pelo PPG em Educação coordenada pelo Prof. Telmo Adams. A ideia do Círculo Cultural é compartilhar e celebrar a cultura latino-americana. 

Círculo Cultural

“Abre a janela, meu bem, vem ver o dia que vem”, foi assim que a tarde de quarta-feira começou no corredor onde acontece a Ecofeira. A cantoria continuou: “Deixa o sol entrar e o vento falar que eu te quero bem”. A música intitulada “Abra a Janela, meu bem” foi composta junto aos movimentos sociais e pastorais, conforme apresentou o professor Telmo Adams. Ainda foi possível ouvir “Oração do Tempo” de Caetano Veloso e “Felicidade” de Lupicínio Rodrigues. Também foram declamados poemas e contadas histórias.  

Foto: Carolina Lima

Conhecemos Davi, de 9 anos, aluno de uma escola rural, que ao ser solicitado para montar um brinquedo, escolheu fazer uma esterqueira. O menino quis plantar feijão e dividir com os amigos e familiares. Hoje ele é amigo dos animais e planta a alimentação dos bichinhos. Um dia foi questionado sobre os alimentos ainda não terem crescido. “A semente ainda está dormindo”, contou Davi, demonstrando que semear e regar as sementes é convidar gentilmente para elas acordarem. 

Durante a atividade também foi possível ouvir a declamação de poemas. Todos de autores latino-americanos, principalmente brasileiros, como Luiz de Miranda, natural de Uruguaiana. Márcia da Silva conta que quando estava fazendo Magistério, o autor foi na sua escola. Foi lá que ela o conheceu e desde então declama suas poesias. A professora faz a memória que o Círculo Cultural já tem dois anos e surgiu a partir das aulas com o professor Telmo Adams. “Esse é o segundo Círculo do ano, que iniciou em 2015. Procuramos fazer todo mês e é aberto ao público”, aponta. 

Para finalizar o sarau, o professor Telmo ofereceu uma música aos feirantes. “Prédio de Amor” é uma canção que fala sobre a solidariedade dos trabalhadores urbanos com os trabalhadores rurais. “Essa música é em homenagem aos feirantes que através da agricultura orgânica buscam a mudança do mundo. Nós buscamos na simplicidade da arte essa mudança. Por isso estamos sintonizados em busca da esperança”, explicou o professor. 

Márcia ainda chamou atenção para a interação que a atividade propõe com a academia. “Estamos valorizando a nossa cultura. Além de ser um momento festivo, também é um momento de reflexão sobre a sociedade que temos e a que queremos”, afirmou. A professora também chamou atenção para o local onde a atividade aconteceu, junto à Ecofeira, para dar visibilidade ao evento orgânico. 

O Círculo Cultural é um espaço que busca exaltar a arte, a cultura e a educação. O evento é construído coletivamente e coordenado pelo professor Telmo Adams. Ocorre desde 2015 e é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Seminário Temático Educação na América Latina e (Des)colonialidade. Programado para acontecer todas as quartas-feiras, o grupo convida todos e todas a contribuir compartilhando uma música, poesia, contação de história, produções audiovisuais, teatro, entre outras intervenções artísticas. E o principal foco é exaltar a cultura latino-americana construindo alternativas e experiências educativas descoloniais. 

O próximo Círculo Cultural está programado para o dia 8 de agosto, novamente junto à Ecofeira, no corredor central, em frente ao IHU, das 13h às 14h. Para acompanhar a programação itinerante da Ecofeira, acesse o link: http://bit.ly/28YisVo.  

Por Carolina Lima e Marilene Maia