Na fria manhã desta terça feira, 17 de maio, a Profª. Marilene Maia, coordenadora do Observasinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, a Profª Signorá Konrath, do Curso de Nutrição, e a Assistente Social Célia Severo, coordenadora da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários Tecnosociais/CCIAS, ligadas à Unisinos, visitaram a Incubadora de Empreendimentos Solidários e Tecnologia Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS , que, após longas tratativas, conseguiu implantar a Feira Agroecológica da PUCRS. A Feira, que ocorre desde o segundo semestre de 2015, valoriza a agricultura familiar e a comercialização de alimentos sem agrotóxicos, com certificação de orgânicos e, em breve, também terá lanches rápidos e saudáveis.
Foto: Arquivo pessoal
As representantes da UNISINOS foram recebidas pela coordenadora Anelise Gronitzki Adam e por Rayssa K. Monteiro Amorim, para a troca de informações e experiências, já que, a partir de junho de 2016, a UNISINOS também pretende oferecer à comunidade acadêmica a sua ECOFEIRA, que deverá ocorrer sempre às quartas-feiras, das 10h às 18h, no Campus São Leopoldo.
A Feira Agroecológica da Unisinos contará com parceiros internos e externos, além da adesão de feirantes comprometidos com alimentos saudáveis e orgânicos.
Após a reunião, foi possível realizar uma visita à feira da PUCRS, conversar diretamente com os produtores/as, conhecer os métodos de plantio e colheita e, é claro, adquirir produtos fresquinhos e de qualidade, além de tomar um chimarrão no espaço de acolhimento da feira.
Segundo a assistente social Célia Severo, “sem sombra de dúvidas foram momentos excepcionais de acolhida e partilha da ressignificação dos processos de construção de projetos para ‘um outro mundo possível’ , de forma solidária e coletiva, valorizando os aspectos agroecológicos, o entrelaçamento entre saber popular e acadêmico, da responsabilidade social e do desenvolvimento territorial sustentável, como importantes compromissos das universidades com as comunidades em que se encontram inseridas”.
A Feira Agroecológica da Unisinos, um sonho de muitos, está se tornando realidade. Este futuro espaço de mostra, comercialização, consumo e “in-formação” , aponta para a afirmação de outros jeitos de cuidar da vida, das relações e da sociedade. Participar é preciso!
Por Marilene Maia e Célia Severo
Acompanhe mais sobre os debates acerca dos alimentos orgânicos:
- Agroecossistemas e a ecologia da vida do solo. Por uma outra forma de agricultura. Revista IHU On-Line, no. 485
- Feira da Agricultura Familiar na Unisinos com apoio do ObservaSinos – IHU
- Uso combinado de agrotóxicos não é avaliado na prática. Entrevista especial com Karen Friedrich
- Transgênicos no Brasil. 10 anos depois o debate continua
- Alimento e nutrição no contexto dos Objetivos do Milênio
- Desperdício e perda de alimentos Impactos sociais, econômicos e ambientais