Cida e Adão no evento do IHU

• Domingo, 11 de Maio de 2014

Entre as atrações do XV Simpósio Internacional IHU – Nutrição e Alimentação no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, que ocorreu entre os dias 5 e 8 de maio, estavam Cida e Adão. Esses nomes foram os escolhidos para representar os personagens do novo jogo desenvolvido pela equipe do ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, intitulado “Cida & Adão em: Alimento e Nutrição”.

O jogo foi disponibilizado ao público junto à Feira e Mostra de Alimentos e Nutrição, atraindo interesse de pessoas de todas as idades. Segundo Tobias  Ulrich, do ObservaSinos, foram dois meses de produção para que o produto estivesse apto para uso em um formato demo, mas ainda necessita aperfeiçoamentos. Atualmente apenas está disponível a opção de jogar com o personagem Adão, enquanto Cida ainda está “em construção”.

Durante o jogo, o jogador principal tem que ultrapassar diversas etapas, encontrando em seu caminho alimentos saudáveis e nocivos à saúde, assim como elementos que podem impedi-lo de prosseguir, como porquinhos que ameaçam a vida do mesmo caso haja contato. Para controlar “Adão”, é muito fácil e usa-se apenas o teclado: setas direcionais para a esquerda e direita para caminhar e barra de espaço para pular.

A facilidade de uso e a intenção do jogo atraíram diversas crianças e seus pais, que se divertiram com a brincadeira educativa. Com o objetivo de buscar a atenção de novos públicos, o ObservaSinos planeja desenvolver outros quatro jogos como esse, e todos eles serão disponibilizados no site do IHU para acesso livre. Isso serve como incentivo principalmente ao público infantil, que hoje em dia cresce ligado à tecnologia. É uma forma de educar brincando e mostrar a importância de uma boa alimentação.

“Cida e Adão em: Alimento e Nutrição” estará disponível para todos através do sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU a partir da semana que vem.