Compreendido também como educação continuada, o ObservaSinos realiza diversas atividades, com o objetivo de discernir o presente e o futuro da Região Metropolitana de Porto Alegre. As principais atividades realizadas ao longo de 2020 foram para analisar o mercado de trabalho e as desigualdades sociais, bem como indicar perspectivas de políticas públicas para implementação, em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus.
Para assistir as atividades, basta clicar nos banners.
Lives
“O mundo do trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre: a saúde em questão” apresentou diversos dados e depoimentos sobre o mercado de trabalho para os profissionais da sáude. A live faz parte do estudo “Mundo do trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre” desenvolvido pelo Observatório do Vale do Rio dos Sinos e o Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas.
“A intensificação da desigualdade na Região Metropolitana de Porto Alegre” apresentou e discutiu o aumento da desigualdade antes e durante a pandemia.
Eventos
O “Ciclo de estudos e debates: renda básica, cenários e perspectivas para Região Metropolitana de Porto Alegre” analisou referências e experiências sobre a renda básica, seus possíveis impactos nas desigualdades e no enfrentamento à precarização das políticas públicas, bem como indicar perspectivas de sua implementação nas diferentes esferas.
Na sua décima edição, o “Seminário Observatórios” promoveu ao longo de três dias a análise e o debate dos cenários de crises e seus impactos na ciência e na democracia, em vista de prospectar estratégias para transparência dos conhecimentos e dados no contexto atual e pós-pandemia.
Oficina
A “Oficina de georreferenciamento” teve como objetivo de apresentar softwares e ferramentas para criar, visualizar e editar mapas com dados georreferenciados.