Na última terça-feira, a Unisinos São Leopoldo recebeu a oficina “Introdução à Metodologia de Análise de Conteúdo”, ministrada pela MS Bibiana Martins dos Santos. A atividade foi promovida pelo Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.
O encontro tem como objetivo contribuir para a qualificação dos métodos e técnicas de análise de conteúdo, que constituem os processos de pesquisa necessários para melhor refletir e intervir nas realidades. A oficina foi desenvolvida a partir dos estudos das obras dos autores Laurence Bardin (1977) e Roque Moraes (1998; 1999) sobre o tema.
Bibiana começa a atividade retomando a história da análise de conteúdo, que iniciou com o estudo de textos sagrados. Depois, a ministrante passou para as principais diferenças entre as metodologias de pesquisa de análise de conteúdo e análise de discurso, que são comumente confundidas. Tanto uma quanto a outra tratam sobre o estudo de comunicações, mas analisam partes diferentes dentro do processo de comunicação.
Após as definições teóricas do que é a análise de conteúdo, suas técnicas e diferenciações com outras metodologias, Bibiana passou para a parte prática da oficina, levando a turma a fazer uma análise de conteúdo interagindo com o meio em que estavam inseridos. Durante o evento, alunos dos cursos de Economia, Serviço Social e Jornalismo puderam pôr em prática toda a explicação da professora Bibiana Martins dos Santos a partir da técnica de análise temática.
No dia 9 de maio, quinta-feira, o ObservaSinos levará a oficina “Introdução à Metodologia de Análise de Conteúdo” para o campus da Unisinos em Porto Alegre. A atividade segue com a apresentação da MS Bibiana Martins dos Santos e acontece às 16h30min na sala TEDU 305. Inscreva-se aqui.
Leia Mais
- Análise de conjuntura: novo ensaio. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira
- Análise de conjuntura em tempos de guerra. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira
- Exposição itinerante: políticas públicas na Região Metropolitana de Porto Alegre. Alguns dados para a análise e o debate
- Eleições 2018: Um pleito que revelou muito da sociedade e do Estado. Primeiras análises
- É preciso acordar para ver a realidade
- Educação para redes e reconstrução de parâmetros de realidade: desafios da era WhatsApp. Entrevista especial com Sérgio Amadeu
- 'A nova metodologia de estudo histórico é filha do computador'
- “Sínodo da Amazônia é oportunidade para a Igreja rever a sua metodologia, sua ação pastoral e planejar melhor sua atuação”. Entrevista com Márcia de Oliveira