Alimentação e Nutrição em jogo digital

• Quarta, 4 de Junho de 2014

Uma das ações projetadas pelo ObservaSinos para o ano de 2014,  é a produção e disseminação de jogos digitais. Na terça-feira, dia 27 de maio de 2014, com a participação do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e dos co-promotores do XV Simpósio Internacional do Alimento e Nutrição, foi feita mais uma rodada de avaliação do primeiro jogo que tem como tema o alimento e a nutrição.

jogo

Este jogo foi inicialmente disponibilizado ao público na Feira do Alimento e Nutrição. Seguiu com aperfeiçoamentos e nesta reunião absorveu mais sugestões para a sua finalização, que está prevista para meados de junho.

Foram exibidas, na apresentação, as ferramentas, mecânicas e programas utilizados para a elaboração do jogo e seu processo de 'ideação' e execução. O jogo visa promover o debate sobre a realidade e identificar perspectivas de construção de alternativas de superação, que afirmem o exercício da cidadania em uma sociedade sustentável.

O jogo se destina mais especificamente ao público pré-adolescente do Vale do Rio dos Sinos. O jogador será estimulado a pensar nos processos de alimentação e de saúde, assim como sua relação com os processos de qualidade de vida e de sustentabilidade planetária.

jogo2

Para o estudante Tobias Ulrich, “o indicador é um norteador para a elaboração do jogo, que não é um produto fechado, e daí a importância da Feira do Alimento e Nutrição, na qual ele ficou disponível ao público: ver as reações e a pensação e reflexão dos participantes e visitantes da Feira, com suas contribuições para o jogo e vice-versa”.

“Um jogo precisa ter mecânicas próprias para uma reflexão envolvendo o componente audiovisual, mas há outro componente muito importante e diferenciado: a interatividade, com uma simulação e coautoria com o jogador-cidadão, e por isso o jogo necessita de uma linguagem participativa, da participação do jogador” , relata o professor João Ricardo Bittencourt.

No fim dessa primeira etapa, os presentes foram convidados a se pronunciar crítica e propositivamente acerca do jogo, lançando sugestões e críticas construtivas, a fim de qualificar o game do ObservaSinos e discutir os conteúdos trabalhados nele.

jogo3

Por Marilene Maia e Álvaro Klein Pereira da Silva