Este II Seminário objetiva dar continuidade ao aprofundamento do debate sobre as experiências dos Observatórios Sociais, identificando os limites e potencialidades dessas instancia que vem se constituindo amplamente nos últimos anos, em meio às demandas da democratização do Estado e da Sociedade brasileira. Pretende-se adensar a avaliação sobre as metodologias e os impactos da ação dos Observatórios em relação às políticas públicas locais, regionais, estaduais e nacional.
Objetivos
Promover o debate, a análise e a qualificação das metodologias dos Observatórios Sociais em relação à sua atuação e impacto junto às políticas públicas, no contexto contemporâneo de afirmação da democratização do Estado e da Sociedade brasileiros.
Objetivos específicos:
1. Promover o aprofundamento teórico e metodológico sobre os desafios e as possibilidades dos Observatórios com atuação junto as políticas públicas;
2. Proporcionar a troca de experiências e análise das metodologias de atuação dos Observatórios, seus gestores e pesquisadores, especialmente em relação ao tratamento dos indicadores socioeconômicos e de suas bases de dados;
3. Estimular o diálogo analítico e propositivo com os gestores das políticas públicas e dos sistemas de informação e das bases de dados federais relacionados às políticas de educação, proteção social, saúde, segurança e trabalho.
4. Subsidiar a qualificação e articulação dos Observatórios Sociais enquanto espaços e processos estratégicos de fortalecimento das políticas públicas.