11 Março 2013
Nada
"No último conclave, havia um homem com uma estatura três ou quatro vezes maior que a dos demais cardeais. Desta vez não é o caso. A escolha terá de ser feita entre um, dois, três, quatro, uma dúzia de candidatos. Não sabemos ainda de nada. Vamos ver o que sairá da primeira votação" - Philippe Barbarin, cardeal francês – O Estado de S. Paulo, 12-03-2013.
Revolução
"A Cúria precisa de uma revolução. Precisamos de reforma e transparência" – Walter Kasper, cardeal alemão – O Estado de S. Paulo, 12-03-2013.
Católicos
“Aparentemente, os católicos não têm problema para pôr em prática convicções contrárias às da igreja. Dados do Registro Civil de 2006 mostram que a proporção de católicas divorciadas, separadas ou desquitadas era de 8,5%, praticamente a mesma da população (8,8%)” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 12-03-2013.
Moral
“A moral da história é que, em matéria de costumes e sexo, o papa já não convence nem os católicos, menos ainda o conjunto da sociedade - graças a Deus, ouso acrescentar” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 12-03-2013.
Desconexão
“Meu palpite (também tenho direito, não?): o problema da igreja não é de comunicação nem João Paulo 2º foi realmente ouvido pelos fiéis” – Clóvis Rossi, jornalista – Folha de S. Paulo, 12-03-2013.
Beppe Grillo
“É mera coincidência, mas significativa, o fato de que, dias depois da renúncia de Bento XVI, o eleitorado italiano tenha decidido chutar o pau da barraca e transformar em partido mais votado um "outsider" (Beppe Grillo) que quer mandar para casa todos os velhos políticos” – Clóvis Rossi, jornalista – Folha de S. Paulo, 12-03-2013.
Conforto e tecnologia
“Um conclave longo parece improvável. Os cardeais estão todos na terceira idade, alguns são provenientes de países altamente industrializados, habituados ao conforto e à tecnologia do nosso tempo. Não ficarão muito tempo em regime de clausura, sem informações, sem contatos com o mundo exterior, obrigados a se comportar como na mocidade, quando viviam em seminários, em comunidades de colégio interno, cumprindo horários rígidos de dormir, comer, rezar e trabalhar” – Carlos Heitor Cony, escritor – Folha de S. Paulo, 12-03-2013.
Livre expressão
"O projeto de lei que criminaliza a homofobia está sendo neste momento colocado em evidência. Estou sofrendo o que todos vão sofrer quando for aprovado. Nenhuma das senhoras, nenhum dos senhores vai poder ter a livre a expressão, poder pensar. Se não fizermos alguma coisa agora, amanhã não sei o que vai acontecer" - Marco Feliciano, pastor, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara – Folha de S. Paulo, 13-03-2013.
Liberdade religiosa
“O que está em jogo neste momento é a liberdade de pensar. A liberdade religiosa” - Marco Feliciano, pastor, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara – Folha de S. Paulo, 13-03-2013.
Pastor perseguido
"O que acontece nestes dias em nosso país é uma grande luta, uma luta inédita. Pela primeira vez na historia de um país, um pastor sofre uma perseguição como a que estou sofrendo” - Marco Feliciano, pastor, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara – Folha de S. Paulo, 13-03-2013.
Lado a lado
“Em meio à polêmica por causa de sua posse na presidência da Comissão de Direitos Humanos, o deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) está sorteando passagens para fiéis que queiram passar um fim de semana ao seu lado. Quem comprar uma caixa de 12 DVDs por R$ 149 concorre ainda a hospedagem e alimentação para acompanhar o parlamentar a Camboriú (SC)” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 12-03-2013.
Virtual
“O site do pastor coloca à venda também oito livros, dois documentários, um CD e 70 DVDs assinados por ele. E faz campanha para que seguidores se tornem "sócios contribuintes", dando dinheiro para que Feliciano possa montar um sistema de "auxílio espiritual" por telefone ou internet” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 12-03-2013.
Leniência dos bancos
"Enquanto instituições financeiras não visualizarem a possibilidade de serem drasticamente punidas por servirem de meio para ocultação de origem ilícita de valores sob sua responsabilidade, existirá a busca do lucro, visto como combustível sobre o controle leniente que os bancos fazem da abertura de contas e transferências de valores" – Joaquim Barbosa, presidente do STF – Folha de S. Paulo, 12-03-2013.
Infância perdida
“Lembra o caso de uma adolescente de 14 anos, que teria sido estuprada por três policiais militares, em maio de 2012, em Teresópolis, RJ? A Promotoria da Auditoria Militar pedirá o arquivamento da acusação de estupro e denunciará os policiais por abandono de posto. Em depoimento, ela disse que os PMs ofereceram carona em troca de sexo. Contou que não queria, mas aceitou “para não ficar a pé no meio do mato” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 11-03-2013.
Arafat nunca mais!
“A vantagem de manter Hugo Chávez embalsamado é que não vão precisar desenterrá-lo quando, enfim, resolverem exumar a verdadeira causa de sua morte” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 12-03-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU