Igreja Ortodoxa Sérvia se recusa a participar do Concílio pan-ortodoxo

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS
  • O filho de mil homens. Comentário de Daniel Brazil

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

10 Junho 2016

A Igreja Ortodoxa Sérvia se juntou a um grupo de Igrejas locais que pretendem não participar do Concílio pan-ortodoxo previsto para o fim de junho na ilha de Creta.

A reportagem é da agência Interfax, 09-06-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"A nossa Igreja vê obstáculos à participação no Santo e Grande Concílio e propõe que ele seja adiado para o momento propício", afirma a carta do Sínodo da Igreja Ortodoxa Sérvia ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu, de Constantinopla, que é o responsável pela coordenação dos preparativos para o Concílio.

Antes de realizar esse evento histórico, é necessário resolver as diferenças entre as Igrejas locais, chegar a um consenso e rever os projetos dos documentos que deverão ser aprovados no Concílio, informou a assessoria de imprensa da Igreja Ortodoxa Sérvia.

Conforme relatado, a convocação do Concílio pan-ortodoxo – que não é convocado há mais de 1.000 anos, foi preparado há mais de meio século e foi programado para ocorrer em Creta no fim de junho – foi posta em causa depois que a Igreja Ortodoxa Búlgara e a Igreja de Antioquia se recusaram a participar.

O Patriarcado de Moscou propôs a realização de uma conferência pan-ortodoxa pré-conciliar urgente, o mais tardar até o dia 10 de junho. Ele salientou que a não participação de ao menos uma Igreja local no Concílio torna impossível a convocação. Ele também disse que várias Igrejas e mosteiros de Athos propuseram emendas aos projetos de documentos do Concílio que estão em sincronia com as propostas da Igreja Russa e "requerem uma consideração fundamental a fim de encontrar um consenso pan-ortodoxo".

No entanto, o Patriarcado de Constantinopla, que é o responsável pela coordenação dos preparativos para o Concílio, se recusou a propor a discussão dos problemas que obstaculizam a convocação do Concílio e disse que ele vai ocorrer independentemente da recusa de várias Igrejas de participar dele.