07 Março 2016
Publicamos a seguir o Comunicado de Imprensa da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, emitido no dia 04-03-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
Eis o comunicado.
Nos últimos dias, o Pe. Hans Zollner, SJ, membro da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, encontrou-se em duas ocasiões com o Sr. David Ridsdale, com o Sr. Andrew Collins e com o Sr. Peter Blenkiron, vítimas/sobreviventes de abusos sexuais clericais de Ballarat, Austrália, os quais vieram a Roma para a audiência do Cardeal George Pell diante da Comissão Real.
O Cardeal Pell havia pedido para organizar este encontro depois que estes senhores haviam requerido reunirem-se com um membro da Pontifícia Comissão. Eles explicaram que o motivo para quererem se encontrar com um membro da Pontifícia Comissão é que “nós gostaríamos de discutir ideias que tivemos sobre a cura e o futuro da tutela/proteção das crianças dos abusos institucionais. Sabemos que este problema é mais amplo do que a Igreja Católica, porém as nossas experiências se deram neste ambiente. Estamos interessados em desenvolver laços com o vosso grupo na medida em que se trata de uma questão de nível mundial”.
As vítimas/sobreviventes falaram de modelos de educar as crianças, os pais e mestres que levem a uma transformação estrutural dentro da Igreja e da sociedade no tocante a uma salvaguarda eficaz das crianças e adolescentes. Este debate vem num momento em que a Comissão Pontifícia decidiu, em sua Assembleia Plenária de 2016, ter um foco estratégico na salvaguarda dos menores nas escolas católicas em sua Assembleia de setembro de 2016.
O Pe. Hans gostou muito das inquietações das vítimas/sobreviventes e de suas propostas de medidas preventivas, e irá relatá-las aos demais membros da Pontifícia Comissão de forma que todos possam aprender com a experiência das vítimas/sobreviventes e melhorar o trabalho da Comissão no sentido da cura hoje, e também para que possam melhor compreender como evitar que abusos sexuais daqueles em serviço na Igreja acontecem novamente no futuro.
Durante o encontro, Pe. Hans explicou às vítimas/sobreviventes o propósito da Comissão e também falou, em particular, sobre o seu trabalho e suas iniciativas na prevenção de abusos dentro e fora da Igreja na qualidade de presidente do “Centro de Proteção da Criança”, órgão do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana. Os sobreviventes de Ballarat igualmente se encontraram com alguns dos alunos do programa em Salvaguarda dos Menores, oferecido pela citada universidade.
A Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores foi criada pelo Papa Francisco em março de 2014. O Quirógrafo de Sua Santidade o Papa Francisco afirma especificamente: “Será tarefa específica da Comissão apresentar-me as iniciativas mais oportunas para a proteção dos menores e dos adultos vulneráveis, de modo que se realize tudo o que for possível a fim de garantir que crimes como os que foram cometidos não voltem a repetir-se na Igreja. A Comissão promoverá, em união com a Congregação para a Doutrina da Fé, a responsabilidade das Igrejas particulares para a proteção de todos os menores e dos adultos vulneráveis”.