Papa confirmará viagem ao México com missa guadalupana

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 14 Dezembro 2015

Neste sábado, 12 de dezembro, durante uma missa presidida no Vaticano em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa Francisco anunciará formalmente sua viagem ao México, programada para fevereiro próximo.

A reportagem é de Rodrigo Vera, publicada pela revista mexicana Proceso, 10-12-2015. A tradução é de André Langer.

Para esta missa guadalupana, que será celebrada na tarde do sábado na Basílica de São Pedro, já foram convidados clérigos e membros do corpo diplomático, assim como integrantes da comunidade latino-americana que residem em Roma.

Espera-se que durante esta cerimônia religiosa o Papa dedique algumas palavras ao México e anuncie sua viagem. Um pouco depois, será a vez da Sala de Imprensa do Vaticano anunciar a agenda da visita com todos os seus detalhes.

A Notimex antecipou que a viagem acontecerá entre os dias 12 e 17 de fevereiro próximo, e o Papa visitará os seguintes lugares: Cidade do México, Ecatepec, Chiapas, Morelia e Ciudad Juárez.

No dia 12 de fevereiro, ao chegar à Cidade do México em um avião da Alitalia, o Pontífice será recebido no aeroporto pelo presidente Enrique Peña Nieto, pelo arcebispo primaz do México, Norberto Rivera Carrera e pelo núncio apostólico Christophe Pierre.

No dia 13, Bergoglio se reunirá em privado com Peña Nieto no Palácio Nacional. Dali fará um percurso de papamóvel pelo Zócalo da capital e depois irá à Catedral Metropolitana para reunir-se com os bispos mexicanos. À tarde, visitará a Basílica de Guadalupe.

No dia 14, o Papa presidirá uma missa em Ecatepec, com a presença de cerca de 500 mil pessoas. À tarde, na Cidade do México, visitará um hospital pediátrico e depois se reunirá com pessoas do mundo da cultura, no Auditório Nacional.

No dia 15, viajará para Chiapas. Em San Cristóbal de Las Casas terá um encontro com indígenas e em seguida, em Tuxtla Gutiérrez, se reunirá com famílias. Voltará ao Distrito Federal para pernoitar na Nunciatura.

No dia 16, o Papa visitará Morelia, Michoacán, onde terá um evento com padres, religiosos e religiosas de todo o país. E depois presidirá uma vigília de oração com os jovens, no estádio do Monarcas. Voltará para dormir na Nunciatura.

No dia 17, viajará para Ciudad Juárez, Chihuahua, para encontrar-se com migrantes na esplanada do Chamizal, e depois terá uma reunião com o mundo do trabalho. À tarde, retornará ao Distrito Federal, onde se despedirá de Peña Nieto. E depois voltará para Roma, onde deverá chegar no dia seguinte.