Papa confirmará viagem ao México com missa guadalupana

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Estudo que atestava segurança de glifosato é despublicado após 25 anos

    LER MAIS
  • Momento gravíssimo: CNBB chama atenção para votação e julgamento sobre a tese do Marco Temporal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 14 Dezembro 2015

Neste sábado, 12 de dezembro, durante uma missa presidida no Vaticano em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa Francisco anunciará formalmente sua viagem ao México, programada para fevereiro próximo.

A reportagem é de Rodrigo Vera, publicada pela revista mexicana Proceso, 10-12-2015. A tradução é de André Langer.

Para esta missa guadalupana, que será celebrada na tarde do sábado na Basílica de São Pedro, já foram convidados clérigos e membros do corpo diplomático, assim como integrantes da comunidade latino-americana que residem em Roma.

Espera-se que durante esta cerimônia religiosa o Papa dedique algumas palavras ao México e anuncie sua viagem. Um pouco depois, será a vez da Sala de Imprensa do Vaticano anunciar a agenda da visita com todos os seus detalhes.

A Notimex antecipou que a viagem acontecerá entre os dias 12 e 17 de fevereiro próximo, e o Papa visitará os seguintes lugares: Cidade do México, Ecatepec, Chiapas, Morelia e Ciudad Juárez.

No dia 12 de fevereiro, ao chegar à Cidade do México em um avião da Alitalia, o Pontífice será recebido no aeroporto pelo presidente Enrique Peña Nieto, pelo arcebispo primaz do México, Norberto Rivera Carrera e pelo núncio apostólico Christophe Pierre.

No dia 13, Bergoglio se reunirá em privado com Peña Nieto no Palácio Nacional. Dali fará um percurso de papamóvel pelo Zócalo da capital e depois irá à Catedral Metropolitana para reunir-se com os bispos mexicanos. À tarde, visitará a Basílica de Guadalupe.

No dia 14, o Papa presidirá uma missa em Ecatepec, com a presença de cerca de 500 mil pessoas. À tarde, na Cidade do México, visitará um hospital pediátrico e depois se reunirá com pessoas do mundo da cultura, no Auditório Nacional.

No dia 15, viajará para Chiapas. Em San Cristóbal de Las Casas terá um encontro com indígenas e em seguida, em Tuxtla Gutiérrez, se reunirá com famílias. Voltará ao Distrito Federal para pernoitar na Nunciatura.

No dia 16, o Papa visitará Morelia, Michoacán, onde terá um evento com padres, religiosos e religiosas de todo o país. E depois presidirá uma vigília de oração com os jovens, no estádio do Monarcas. Voltará para dormir na Nunciatura.

No dia 17, viajará para Ciudad Juárez, Chihuahua, para encontrar-se com migrantes na esplanada do Chamizal, e depois terá uma reunião com o mundo do trabalho. À tarde, retornará ao Distrito Federal, onde se despedirá de Peña Nieto. E depois voltará para Roma, onde deverá chegar no dia seguinte.