Povo Indígena Cinta Larga apoia a Campanha 10 Medidas contra a Corrupção

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

19 Novembro 2015

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) realizou dois grandes eventos em favor do Povo Indígena Cinta Larga na última quinzena de outubro: a 2ª Ação Social Cinta Larga e a Caravana da Esperança. Além de ajudar os indígenas, o MPF/RO aproveitou a grande aglomeração de pessoas para coletar centenas de assinaturas para a campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, que busca alcançar o apoio de um milhão e meio de eleitores em todo o país a fim de melhorar o combate à corrupção.

A reportagem foi publicada por Ministério Público FederalMPF, 18-11-2015.

Para o procurador da República Reginaldo Trindade, responsável pela realização dos dois eventos e coordenador estadual da campanha das 10 Medidas contra a Corrupção, “foi maravilhoso unir a defesa do povo indígena ao combate à corrupção. Os índios sabem que o dinheiro público roubado acaba significando uma piora no atendimento de suas necessidades também. Um país mais honesto e uma sociedade mais ética interessa a todos, índios ou não”.

A 2ª Ação Social Cinta Larga ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro, no centro da cidade de Espigão D’Oeste. O evento proporcionou expedição de documentos, serviços de saúde, palestras, cadastro em benefícios do governo federal e atendimentos diversos.

Já a Caravana da Esperança levou à aldeia Roosevelt, em Espigão D’Oeste, autoridades governamentais e agentes públicos para conhecer a realidade dos indígenas Cinta Larga. Como resultado, deputados estaduais prometeram destinar 1,2 milhão de reais em emendas parlamentares para projetos nas aldeias. O deputado federal Lindomar Garçon prometeu 200 mil reais para compra de equipamento agrícola.

O MPF/RO, com a ajuda de vários parceiros, já coletou 9200 assinaturas, faltando 2800 para alcançar a meta. O prazo é até 30 de novembro. "Vamos conseguir nosso objetivo. Adotaremos algumas medidas ainda mais efetivas nessa reta final e daremos nossa contribuição para um país mais justo e honesto", finalizou Reginaldo Trindade.