Indígenas ocupam escritório empresa da Norte Energia, em Altamira

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • “O capitalismo do século XXI é incapaz de atender às necessidades sociais da maioria da população mundial”. Entrevista com Michael Roberts

    LER MAIS
  • Guiné-Bissau junta-se aos países do "cinturão de golpes militares" do Sahel e da África Ocidental

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

12 Novembro 2015

Cerca de 40 lideranças indígenas, de nove etnias, ocuparam o escritório de assuntos indígenas da empresa Norte Energia na tarde da última segunda-feira (9). A empresa é a responsável pela Usina de Belo Monte, no município de Altamira, no sudoeste do Pará. Os manifestantes querem a assinatura dos contratos para realizar atividades produtivas em pelo menos 34 aldeias.

A nota foi publicada por G1, 10-11-2015.

Os índios permitiram a saída dos funcionários que estavam no prédio, mas exigiram a presença de um representante da empresa para fazer uma negociação.

No dia 6 de outubro, o mesmo grupo de indígenas ocupou o prédio da empresa por dois dias para exigir agilidade no processo de contração das empresas que serão responsáveis pelas ações de melhorias nas aldeias do Xingu. Os líderes só aceitaram desocupar o prédio com a garantia de que seriam atendidos.