Igreja Católica polonesa suspende padre Charamsa

Mais Lidos

  • João Pessoa/PB em “alta”: turismo, mercado imobiliário e os problemas de viver. Artigo de Sérgio Botton Barcellos e Henry Santos

    LER MAIS
  • Para o sociólogo, vivemos tempos de anomalia. A sociedade pós-moderna “esfacelou as identidades sociais” e está difícil “ter uma percepção clara e objetiva do que está acontecendo”

    O momento é de ruptura dialética da historicidade social: “um eclipse total da lua”. Entrevista especial com José de Souza Martins

    LER MAIS
  • "O Cântico das Criaturas nos ajuda a defender a vida". Entrevista com Stefano Mancuso

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

22 Outubro 2015

O padre polonês que perdeu o seu cargo no Vaticano no começo do mês após revelar ser gay e ter um namorado foi, nesta quarta-feira, suspenso indefinidamente pela Igreja na Polônia de desempenhar as funções de um sacerdote.

A informação é divulgada por Avvenire, 21-10-2015.

Krzysztof Charamsa, de 43 anos, assumiu-se como gay e criticou o Vaticano por sua abordagem à homossexualidade na véspera de um importante encontro mundial dos bispos em Roma. O Vaticano o demitiu imediatamente de seu cargo junto à Congregação para a Doutrina da Fé, e o seu bispo local na Polônia, país predominantemente católico-romano, pediu-lhe que retornasse a um comportamento sacerdotal adequado.

Na quarta-feira, a Diocese de Pelplin disse que ele não havia mostrado nenhum sinal de melhora e que havia sido suspenso da qualidade de sacerdote, não podendo mais usar as vestimentas sacerdotais.

Em um comunicado, a diocese afirmou que a punição pode ser revertida caso Charamsa retorne ao “verdadeiro ensino da Igreja e ao sacerdócio de Cristo”.

“A penalidade visa inspirar (…) Charamsa a uma melhora real de vida e ela pode ser revertida. Isso depende, no entanto, do comportamento futuro do sacerdote acima citado”, segundo lê-se no texto divulgado no website da diocese.

A nota diz que, na Igreja Católica, uma suspensão visa fazer a pessoa “dar-se conta de seu comportamento”.