Por: André | 19 Outubro 2015
Sua Eminência Luis Antonio Cardeal Tagle, arcebispo de Manila, visitará Idomeni no próximo dia 19 de outubro. Nesta localidade grega, próxima à fronteira com a ex-República Iugoslava da Macedônia, a Caritas está oferecendo ajuda aos migrantes em trânsito.
A reportagem é publicada por Caritas Internacional, 16-10-2015. A tradução é de André Langer.
Os voluntários da Caritas Hellas (denominação local da Caritas Grécia) em Idomeni proporcionam alimentos, água e remédios a mulheres e crianças que transitam por esta passagem fronteiriça.
O cardeal Tagle é também o presidente da Caritas Internationalis, que coordena os esforços de assistência desta confederação internacional de organizações católicas para a ajuda humanitária e o desenvolvimento.
A Caritas oferece roupa de abrigo, comida, assistência médica, roupa de cama, água e remédios, assim como outros serviços, trabalhando na Grécia, na ex-República Iugoslava da Macedônia, Sérvia, Croácia, Hungria e outros lugares da Europa. Mais de meio milhão de pessoas receberam ajuda apenas da Caritas, até esta data, na rota migratória dos refugiados.
Em 2015, mais de 70% dos solicitantes de asilo e emigrantes chegaram à Europa procedentes de países em conflito, como Síria, Afeganistão e Iraque. Entre os que cruzam a Grécia há muitas famílias, com mulheres e crianças, que tiveram que enfrentar viagens perigosas e difíceis, por mar e por terra.
Muitos dos países europeus que estes deslocados cruzam não dispõem de capacidade suficiente para receber ondas de refugiados desta magnitude, especialmente não têm condições de oferecer refúgio. A Caritas teme agora a inclemência do clima, já que a situação dos deslocados poderá deteriorar-se consideravelmente.