Francisco fará uma viagem de quatro dias a Cuba antes de ir aos Estados Unidos

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 13 Mai 2015

O Papa Francisco visitará Cuba entre os dias 19 e 22 de setembro, num giro que o levará depois aos Estados Unidos, de acordo com um comunicado publicado na noite da segunda-feira, 11 de maio, pela Conferência dos Bispos de Cuba.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 12-05-2015. A tradução é de André Langer.

O pontífice visitará as cidades de Havana, Holguín e Santiago de Cuba, no oeste do país, em uma viagem considerada histórica, já que o Papa atuou como mediador no processo de reaproximação entre Havana e Washington.

“A Conferência dos Bispos de Cuba compraz-se em comunicar que o Santo Padre estará em Cuba entre os dias 19 e 22 de setembro do presente ano”, indicou a entidade em um comunicado.

A data da visita foi divulgada um dia depois que o presidente cubano, Raúl Castro, se reunira no Vaticano com o Papa, para preparar sua viagem e agradecer-lhe pessoalmente seu envolvimento no processo de restauração das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos, que foi anunciado no dia 17 de dezembro passado.

O pontífice iniciará sua visita por Havana e depois irá à “cidade de Holguín, ao Santuário do Cobre e à cidade de Santiago de Cuba”, de onde viajará para os Estados Unidos. No Santuário do Cobre, a cerca de 20 quilômetros a oeste de Santiago de Cuba, venera-se a Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba.

O Vaticano confirmou no dia 17 de abril a visita de Francisco à ilha em setembro, antes da viagem que já tinha programado para os Estados Unidos, embora não se soubesse a data exata. Trata-se da terceira visita papal que Cuba recebe em 17 anos, já que João Paulo II foi à ilha em janeiro de 1998 e Bento XVI em março de 2012.