Breves do Facebook

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Março 2015

Francis McDonagh.
Com o patriarca da luta pela terra, Frei Henri des Roziers, em Paris


Ele veio a Paris ano passado acompanhar o irmão doente. O irmão faleceu e Henri teve um derrame, que o deixou com o braço esquerdo paralizado. Mas ele está bem animado.

Rudá Guedes Ricci

MOMENTO LUSCO-FUSCO

As notícias pipocam. Governo Dilma se apresenta como natimorto. PT apresenta feridas que parecem fatais. O PSDB se percebe sem estofo para se apresentar como alternativa e fica a reboque das chantagens diárias do PMDB. A Globo perde audiência aceleradamente e os jornalões não conseguem provar que são empresas viáveis. As ruas e as redes sociais rugem como que para anunciar algo que não conseguem dizer o que é.
Vivemos o momento do final do dia, aquele granulado desfocado e melancólico que vai se debruçando sobre o dia até que surge a noite e , com ela, a luz artificial das cidades.

Esteban SI compartilhou a foto de UNICEF.

 

 
 


UNICEF
Did you know just 4.5 days of global military spending equals the amount of money needed to provide ‪#‎EVERYchild‬ with basic education? Via Malala Fund and UNESCO.

Maria Pereira de Souza

Te amo, mas
Aula de história: intervenção militar e democracia não andam juntas. ‪#‎ReformaPolítica‬ ‪#‎CoxinhasNãoPassarão‬ ‪#‎RedeGloboGolpista‬ ‪#‎OpovoNãoÉBobo‬


André Vallias
"mesóclise" ‪#‎PareBeloMonte‬ ‪#‎BeloMonteDePropina‬


Rudá Guedes Ricci

Barômetro das Américas identifica aumento de percentual de brasileiros que apoiam intervenção militar contra corrupção

A pergunta era: "na sua opinião, um golpe militar é justificável quando há muita corrupção?
Em 2012, 36,3% disseram sim (o resultado mais baixo desde 2007). Em março de 2014, 47,6% disseram sim.

Também aumentou o número de pessoas que responderam sim à pergunta: "na sua opinião, um golpe militar é justificável quando há muita criminalidade?"

Nesse caso, um aumento menor: de 36% para 42%,

Minha opinião:

a) De um lado, tivemos nos últimos dez anos a emergência de um massivo conservadorismo popular, fruto da"inclusão pelo consumo" aliada á ausência de enfrentamento dos governos lulistas no campo dos valores políticos e ideológicos (em função da opção pela conciliação de interesses que caracterizou seus governos);

b) De outro, a emergência de valores de direita, ultraconservadores, mas com pouco lastro eleitoral.

Até então, não havia convergência entre os dois movimentos, justamente porque há uma massa silenciosa que começa a perceber que as conquistas familiares dos últimos anos podem ser perdidas. O medo das perdas leva à procura das causas deste retrocesso. E aí, se deparam com duas informações: a corrupção (injusto porque subtrai recursos públicos que podem ter levado a esta situação).

Soma-se ao temor de perda da condição familiar conquistada o sentimento de traição em relação às promessas da Presidente eleita por eles.

A opinião popular, neste caso, é fruto da convergência do temor da perda de condição de consumo com frustração com a mudança de 180 graus do governo Dilma.

Aparece, assim, a busca quase desesperada do Pai Salvador Severo. O fato é que há dissociação em relação ao voto. Vejam que a pesquisa é do ano passado e nenhum candidato que se apresentou como mais à direita chegou perto dos 5%.

O brasileiro sempre pediu socorro ao Pai Salvador. Quanto de nós já ouviu que o Brasil precisava de alguém como Fidel?

Manoel José Godoy