Jubileu: clero italiano vai devolver uma parte do salário para os jovens

Mais Lidos

  • Eles se esqueceram de Jesus: o clericalismo como veneno moral

    LER MAIS
  • Estereótipos como conservador ou progressista “ocultam a heterogeneidade das trajetórias, marcadas por classe, raça, gênero, religião e território” das juventudes, afirma a psicóloga

    Jovens ativistas das direitas radicais apostam no antagonismo e se compreendem como contracultura. Entrevista especial com Beatriz Besen

    LER MAIS
  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Março 2015

A afirmação é de Dom Giancarlo Bregantini: os sacerdotes vão devolver uma pequena porcentagem para um fundo a ser destinado como recurso para projetos de ocupação juvenil.

Por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, os padres italianos vão devolver uma parte do seu salário para um fundo a ser criado para apoiar a ocupação juvenil.

A informação é publicada por  Vatican Insider, 24-03-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

É o que informa Dom Giancarlo Bregantini, arcebispo de Campobasso-Bojano, à agência Ansa, falando às margens da apresentação do documentário-ficção sobre a visita do Papa Francisco a Molise, intitulado Con le periferie nel cuore, do diretor Pierluigi Giorgio.

"Acolhemos – afirmou Bregantini – o anúncio do papa com admiração, mas a beleza desse Jubileu é justamente que ele ainda deve ser totalmente definido."

"Esta manhã, por exemplo – acrescentou o bispo, que participa nestes dias dos trabalhos do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Italiana reunido em Roma –, falamos sobre uma iniciativa de partilha: os sacerdotes vão devolver uma pequena porcentagem dos seus pagamentos mensais através do Instituto para o Sustento do Clero aos jovens, ou seja, a um fundo a ser destinado como recurso para projetos de ocupação juvenil."

"Poderia ser um sinal jubilar – comentou o prelado – a partir do qual também se vê como, de uma iniciativa teológica, se passou para uma concretização financeira com um propósito social. Paradoxalmente, aquilo que parece litúrgico ou marcado pelo incenso se transforma, ao contrário, em obras concretas, como nos pede o papa."