''Renovando a face da Terra'': ''Quem de vocês...''

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Março 2015

Em preparação para a Páscoa, os jesuítas da rede Ignatian Solidarity Network (ISN) estão oferecendo uma série de reflexões quaresmais em torno do tema Renewing the face of the Earth (Renovando a face da Terra).

Veja abaixo, na sessão "Para ler mais", as outras partes dessa série.

Autores de todo o mundo oferecem breves reflexões a partir de suas experiências de cuidado da criação e das leituras do dia. Essas reflexões diárias examinam a nossa fé e o modo como praticamos o cuidado ambiental.

A Ignatian Solidarity Network (ISN) é uma rede de justiça social que reúne universidades, colégios, paróquias, junto com diversas outras instituições católicas e parceiros seculares. Fundada em 2004, a rede se inspira na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.

A reflexão de hoje foi escrita por Joe Hoover, irmão jesuíta norte-americano, que trabalha em Nova York na St. Ignatius Grammar School e na revista America. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Jesus é um homem. Ele faz coisas que um homem faz. Ele fala, ele se defende, ele é corajoso. Ele não é um menino, que se esconde atrás das saias do avental.

Ele não é um menino, que se encolhe diante do conflito, olhando nervosamente ao redor em busca de alguém para lidar com os seus problemas. Jesus Cristo não é um menino, mas um homem.

(Se Cristo fosse do sexo feminino, troque homem por mulher, e menino por menina, e você poderia dizer as mesmas coisas.)

No Evangelho dessa segunda-feira (João 8, 1-11), Jesus defende uma mulher aterrorizada diante do apedrejamento. Ele aniquila a hipocrisia e a sede de sangue com algumas poucas palavras simples: "Quem de vocês...".

É uma declaração para a posteridade. Essa passagem é um dos momentos mais incendiários dos Evangelhos. É impressionante. Se isso não faz com que alguém se apaixone por Cristo, eu não sei o que mais poderia fazer.

Nós também somos chamados a nos levantarmos, a defender, a agir com coragem. Pelas outras pessoas, sim. Mas também pela própria Terra que nos rodeia. A Criação precisa de pessoas que usem a verdade e o amor para lutar em seu nome.

"Quem de vocês não precisar de água limpa seja o primeiro a envenenar o lençol freático." Às vezes, apenas as palavras certas podem mudar tudo.

Questões para reflexão:

  • Quais são as formas criativas com as quais eu posso lutar pela Terra?
  • Ao estudar ou debater questões ecológicas, como posso compreender melhor e dar uma chance justa para argumentos com os quais eu discordo?
  • Que obra de arte, música, cinema, literatura etc. me inspira a trabalhar em nome da justiça? Ela pode continuar fazendo isso?

Leia mais: