Pré-consistório sobre a reforma da cúria, mas sem rascunho de constituição apostólica

Mais Lidos

  • O manifesto perturbador da Palantir recebe uma enxurrada de críticas: algo entre o tecnofascismo e um vilão de James Bond

    LER MAIS
  • A socióloga traz um debate importante sobre como as políticas interferem no direito de existir dessas pessoas e o quanto os movimentos feministas importam na luta contra preconceitos e assassinatos

    Feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio: a face obscura da extrema-direita que viabiliza a agressão. Entrevista especial com Analba Brazão Teixeira

    LER MAIS
  • Trump usa o ataque para promover sua agenda em meio ao bloqueio de informações sobre o Irã e índices de aprovação em níveis historicamente baixos

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: André | 12 Fevereiro 2015

Entre hoje e amanhã, em vista do consistório extraordinário do sábado, dia 21, acontece uma reunião dos cardeais de todo o mundo no Vaticano, para discutir sobre o projeto da reforma da cúria romana que está sendo elaborado pelo Papa e pelos nove cardeais que o auxiliam nesta tarefa. O chamado C9 reuniu-se entre segunda-feira e quarta-feira desta semana. Ainda não há nenhum rascunho sobre a constituição apostólica que substituirá a atual Pastor Bonus.

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi e publicada no sítio Vatican Insider, 11-02-2015. A tradução é de André Langer.

O Papa, disse o porta-voz vaticano, o padre Federico Lombardi, abrirá pela manhã a sessão de trabalho com algumas palavras introdutórias. Depois seguirão as intervenções do cardeal decano, Angelo Sodano, e, a portas fechadas, do coordenador do C9, o cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, e do secretário, dom Marcello Semeraro, que ilustrarão o projeto.

Na sexta-feira pela manhã, seguramente, irão intervir o cardeal George Pell, prefeito da Secretaria para a Economia, e o cardeal Sean O’Malley, presidente da comissão para a proteção dos menores. Os cardeais poderão discutir, a portas fechadas, e manifestar suas opiniões até a sexta-feira.

A próxima reunião do C9 (que na terça-feira ouviu o cardeal Pell sobre os estatutos do seu dicastério, que serão aprovados proximamente, e na quarta-feira o cardeal O’Malley, e que foi encerrada com a presença do Papa) será entre os dias 13 e 15 de abril.

“Alguns artigos da imprensa fizeram referência a um documento, de 66 páginas e com mais de 100 artigos”, que seria o rascunho da nova constituição apostólica. Mas, explicou o porta-voz vaticano, o padre Federico Lombardi, “não se deixem pegar no pé, não é plausível”. Talvez, indicou, os jornalistas tenham se referido “a um apontamento do ano passado, e isto quer dizer que não é o documento de trabalho, mas um de tantos materiais”, posto que o secretário do Conselho dos Cardeais, dom Marcello Semeraro, “reuniu bastante material por parte dos nove cardeais e de outros que o enviaram, e sobre este material se deu o trabalho. Mas – concluiu Lombardi – não há e não houve nenhum rascunho de trabalho da constituição apostólica”.

Quanto aos tempos, “o próprio Papa foi muito prudente sobre sua publicação”, disse Lombardi. “Ainda estamos na fase de pensar as linhas gerais da estrutura dos dicastérios”, embora a ideia de dois dicastérios que englobem os atuais Pontifícios Conselhos em pólo “leigos-família” e em outro “caridade-justiça-paz” seja “bastante concreta”. Não se refletiu sobre a questão do papel do Sínodo no futuro da cúria romana, indicou o porta-voz.