28 Agosto 2014
Abre-se um ano era na história da Igreja espanhola. O Papa Francisco aceitou a renúncia por idade do cardeal Antonio Maria Rouco Varela, de 77 anos, e nomeou como novo arcebispo de Madrid Carlos Osoro, atual bispo de Valencia. No lugar deste último será destinado o cardeal Antonio Cañizares Llovera, Prefeito da Congregação para o Culto Divino, que volta assim ao seu país depois de cinco anos e meio na Cúria romana ocupando-se da liturgia.
A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada por Vatican Insider, 28-08-2014. A tradução é de IHU On-Line.
O novo arcebispo de Madrid, Carlos Osoro Sierra, originário de Castañeda en Cantabria, é conhecido como "o Francisco espanhol", por sua sintonia com o apelo para uma Igreja 'em saída" como repete o Papa Bergoglio. Há pouco foi eleito vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola.
Com o anúncio de hoje, terminam os vinte anos do episcopado madrilenho de Rouco Varela. O cardeal nestes anos estendeu sua influência sobre a Conferência Episcopal Espanhola e foi decisivo na nomeação dos novos bispos. Ele sempre foi muito próximo da direita espanhola que é representada pelo Partido Popular -PP, embora não se entenda com o atual primeiro ministro Rajoy. O arcebispo emérito sempre foi um forte opositor do governo socialista de Zapatero.
Nõ foi anunciado o novo Prefeito do Culto Divino.
Veja também:
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Primavera na Igreja da Espanha? Nomeado novo arcebispo de Madrid. Sai cardeal, depois de 20 anos no arcebispado - Instituto Humanitas Unisinos - IHU