11 Agosto 2014
Chumbo verde
"Marina Silva virou alvo do Greenpeace na campanha eleitoral. Em um vídeo que ataca todos os candidatos, mas dedica tempo especial à ex-senadora, ela é tratada pela ONG como "crente" subordinada a Eduardo Campos, apelidado de "zóiudo". Os políticos são interpretados por bonecos" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 11-08-2014.
Apenas, um pum
"Na série "Camarim dos Candidatos", que será veiculada amanhã na internet, "Marina" canta para "Eduardo Campos": "Agora nós somos um, cabeça, tronco e bumbum/ Pra camada de ozônio será apenas um pum". "A crítica é corrosiva. Não dá mais para os candidatos, ano após ano, revisitarem discursos vazios que ignoram os grandes desafios socioambientais do país", diz Marcio Astrini, coordenador do Greenpeace" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 11-08-2014.
Happy Hour
"Aécio Neves é o "mineirinho pegadô" para quem "o melhor agronegócio é mexer com álcool". "De dia vou pro barzim', de noite vou pra balada/ De dia abraço a família, de noite as namoradas/ Happy hour com assessor, festa rave bacanal", diz a música" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 11-08-2014.
Amada
Já a personagem de Dilma canta: "Já fui muito torturada, já levei muita porrada/ Fui até da luta armada, agora quero ser amada". E mais: "Meu popô tá bem quentinho e não quer esfriar não" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 11-08-2014.
Férias seguras
"A ideia de que o Estado "nos deixe em paz" é inviável porque, associado ao mercado e seus mecanismos de produção de riqueza, sem os quais não sobrevivemos num mundo com bilhões de pessoas (muitas delas da tribo descrita pelo Nelson), não há saída a não ser racionalizando cada vez mais a vida cotidiana. Nós mesmos pedimos o controle para que a vida seja segura e "tiremos férias seguras" - Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia - Folha de S. Paulo,11-08-2014.
Parque temático
"O simples fato que optamos pela "felicidade" compreendida como otimização da vida (os utilitaristas como Jeremy Bentham e John Stuart Mill do século XIX venceram) implica um impasse: como resistir ao desejo por um "mundo melhor" pensado como uma sociedade "parque temático" de indivíduos que consomem matéria e espírito ao sabor da moda?" - Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia - Folha de S. Paulo,11-08-2014.
IPTU
"Todavia, não aceito as utopias da esquerda que continuam a prometer uma saída mentindo sobre o custo dela: o autoritarismo centralizado do Estado ou o populismo dos "idiotas" do Nelson mobilizados. Esconder-se na natureza tampouco é possível: todo lugar tem IPTU" - Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia - Folha de S. Paulo,11-08-2014.
Mal-estar e revolta
'Resta-nos, talvez, a companhia de românticos como Friedrich Nietzsche (século 19) ou Albert Camus (século 20): diante do absurdo, mal-estar e revolta" - Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia - Folha de S. Paulo,11-08-2014.
Deus é o Senhor!
“O Brasil é um Estado laico, mas, citando um salmo de Davi, eu queria dizer que feliz é a nação cujo Deus é o Senhor” - Dilma Rousseff, presidente da República – O Estado de S. Paulo, 09-08-2014.
Reconhecimento
"Reconheço a autoridade e a qualidade do trabalho prestado ao longo dos 103 anos da igreja evangélica Assembleia de Deus, em todos os Estados, em todos os rincões, nas partes mais isoladas, nas periferias das grandes cidades, nos interior" – Dilma Rousseff, presidente da República – O Estado de S. Paulo, 09-08-2014.
Nunca antes..
"Nunca ouvi antes, na história desse País, o presidente reconhecer o trabalho das assembleias de Deus. Nem o Lula, que é meu amigo" – Manoel Ferreira, líder da Assembleia de Deus – O Estado de S. Paulo, 09-08-2014.
Sem vaia, irmãs
“Na véspera da visita de Dilma à Assembleia de Deus, o bispo Manoel Ferreira pediu que pastoras e missionárias tratassem a petista com respeito” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2014.
Media training
“Ex-deputado, ele explicou que o evento teria caráter institucional: "Vamos receber a presidente da República. Candidato nós já temos", disse, referindo-se ao apoio da igreja a Pastor Everaldo (PSC)” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2014.
Multiplicai-vos
“Em conversa com o bispo, Dilma citou uma carreata com Lula na campanha de 2010, no Rio. Ela se disse impressionada com o número de templos da Assembleia de Deus. "Fomos apontando todas no caminho e até perdi a conta!", contou” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2014.
Rumo à Terra Santa
"A fé remove até o medo de foguetes. O apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sônia comandam caravana da Igreja Renascer em Cristo que embarca para Israel no dia 14, quinta agora" - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 10-08-2014.
Na verdade...
"Os evangélicos brasileiros são hoje uma grande fonte de renda de Israel, com o chamado turismo religioso" - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 10-08-2014.
Adulteração vergonhosa
“É ridiculamente perigoso o debate sobre se o leite adulterado com álcool etílico faz mal à saúde. Qualquer adulteração é vergonhosa e prejudicial. Até de água” – Flávio Tavares, jornalista – Zero Hora, 10-08-2014.
Cooperativas
“Mais doloroso ainda é ver envolvidas na nova fraude duas cooperativas de regiões em que se trabalha de sol a sol. Pouco sei da Santa Clara, de Carlos Barbosa, mas sobre a Piá, de Nova Petrópolis, me pergunto: que tristeza sentirá a Igreja Luterana, que, da Alemanha, anos atrás, doou os recursos que levaram a expandir e sofisticar a produção de leite e derivados?” – Flávio Tavares, jornalista – Zero Hora, 10-08-2014.
Túneis
“Túneis para Israel? Nenhum bombardeio israelense seria necessário, nenhum assassinato bélico de crianças, massacre de civis, destruição de hospitais e escolas, mesquitas e igrejas, bairros inteiros. Mas o governo de Israel quis fazê-los. O governo de Israel continua a fazê-los. Indiferente ao que parece ser o começo do cansaço com o que Israel prefere fazer” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 10-08-2014.
Silêncio
"Se as pessoas soubessem quanto o silêncio pode ajudar! Um minuto por dia já faz diferença. Proponho um desafio: ficar um minuto em silêncio durante 21 dias. Se você sentir alguma mudança, estenda o tempo para 40 minutos. O silêncio evoca a transformação" - Janderson Fernandes de Oliveira, ou Sri Prem Baba, como foi rebatizado desde sua escolha como sucessor de uma linhagem de mestres na Índia – Folha de S. Paulo, 10-08-2014.
Saída à direita
“Ao que parece, a crise capitalista de 2008-2014, não tendo encontrado saídas à esquerda, resultou em um cenário desenhado pela direita. Nele, há um vale-tudo entre as nações. A Alemanha, por exemplo, não hesitou em afundar todo o sul do continente europeu na desgraça social para manter uma estabilidade interna garantida pelo que ainda resta do antigo Estado de bem-estar. Com isso, preservou-se, mas destruiu o espírito igualitário no qual foi construída a União Europeia” – André Singer, cientista político – Folha de S. Paulo, 09-08-2014.
Estados nacionais
“A principal consequência das sentenças de Griesa, que a Suprema Corte do EUA poderia, mas não quis, reformar, é abrir no continente americano, guardadas as proporções, um tipo de conflito semelhante ao europeu. O que está em jogo, em última análise, é se os Estados nacionais do sul da região poderão confrontar o mercado, quando isto for vital para as respectivas possibilidades de desenvolvimento, mesmo ao custo de opor-se aos norte-americanos” – André Singer, cientista político – Folha de S. Paulo, 09-08-2014.
Dependãncia 1
“Neste momento, a Agência de Segurança Nacional intercepta quase todas as telecomunicações brasileiras com o resto do mundo. E isso compromete a autonomia do Brasil” – Julian Assange, fundador do sítio WikiLeaks – O Estado de S. Paulo, 09-08-2014.
Dependência 2
“Os EUA são capazes de cortar o Brasil do resto do mundo em qualquer momento que queiram. Então, é importante que o Brasil e a América Latina como um todo tenham elos de telecomunicações independentes com o resto do mundo, para que não sejam isolados nesse sentido” – Julian Assange, fundador do sítio WikiLeaks – O Estado de S. Paulo, 09-08-2014.