Jesuíta sequestrado no Afeganistão foi “localizado”

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

05 Junho 2014

Nesta quarta-feira,04-06-2014, fontes policiais afegãs afirmaram ter localizado o padre jesuíta Alexis Prem Kumar que foi levado por homens armados não identificados há dois dias, informou um canal privado de tevê da Índia.

A informação é publicada por Matters India, 04-06-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

A NDTV disse também que as forças afegãs prenderam um homem relacionado com o sequestro do padre indiano de 47 anos do Serviço Jesuíta aos Refugiados – SJR.

Fontes da polícia disseram que Kumar foi localizado em Gilan, na província de Herat, situada no leste do Afeganistão.

O sacerdote é diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados – SJR para o Afeganistão e foi capturado na segunda-feira de tarde quando visitava uma escola apoiada pelo SJR e destinada a filhos de refugiados afegãos vindos do Iraque e do Paquistão.

O religioso foi levado quando estava prestes a voltar para Herat, informou a rede de tevê citando fontes do SJR.

O cônsul geral indiano em Herat tem mantido contato com autoridades locais. Fontes disseram que Sushma Swaraj, ministro das Relações Exteriores, está monitorando pessoalmente o caso e que os sequestradores não apresentaram nenhuma exigência ainda.

O sequestro ocorreu quase 10 dias depois do ataque ao consulado indiano em Herat. Quatros homens fortemente armados carregando lança-granadas e metralhadoras atacaram o consulado. No entanto, as forças de segurança contra-atacaram e acabaram matando os militantes. Este ataque ocorreu no dia 23 de maio.

Seis dias depois, a missão indiana em Herat emitiu um alerta a seus cidadãos pedindo que tenham extrema cautela no Afeganistão.

O SJR atua no Afeganistão desde 2008 ajudando os que retornam do exílio no Irã e Paquistão, ao fornecer acesso à educação e serviços de saúde em Bamiian, Cabul e Herat.

Os jesuítas chegaram ao Afeganistão em 1582, quando o imperador mongol Akbar levou um dos padres de Agra para Cabul. Um ano mais tarde, em 1583, o irmão jesuíta Bento de Goes parou por lá durante o seu trajeto a China. Porém, nenhum dos dois ficou aí por muito tempo.

Os jesuítas voltaram 420 anos depois, quando uma delegação de quatro membros chegou a Cabul para explorar a possibilidade de lançar atividades educativas no país devastado pela guerra.

Desde então, as atividades dos jesuítas no país vêm se centrando nos arredores de Herat, a terceira maior cidade do Afeganistão, com uma população aproximada de 436 mil habitantes em 2012.

A cidade de Herat situa-se no vale do Rio Hari, que corre das montanhas da região central do país para o Deserto de Karakum no Turcomenistão. A cidade liga-se com Kandahar e Mazar-e-Sharif via autoestrada. Está também ligada à cidade de Mashhad, no Irã, através de cidade fronteiriça de Qala Islã.