Consolida-se o primeiro banco ético cooperativado de âmbito europeu

Mais Lidos

  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • A falácia da "Nova Guerra Fria" e o realismo de quem viu a Ásia por dentro: a geopolítica no chão de fábrica. Entrevista com Eden Pereira

    LER MAIS
  • "No rosto de cada mulher violentada, vemos o rosto Cristo Crucificado". Carta Dirigida aos Homens

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 09 Abril 2014

A assembleia da Fiare – Banco Ético reuniu-se no sábado, 29 de março, em Barcelona, para conhecer os últimos detalhes do processo de integração ao Banco Popolare Etica (Itália). Mais de 350 pessoas acorreram à Cotxeresde Sants para ouvir do conselheiro da Área Fiare, Peru Sasia, os desafios para finalizar o processo do primeiro banco ético cooperativado de âmbito europeu.

A reportagem está publicada no sítio da Fundación Inversión y Ahorro Responsable (Fiare), 02-04-2014. A tradução é de André Langer.

Os sócios da Área Fiare escolheram Cristina de la Cruz como representante da Área para a proposta de Comitê de Ética do Banco Popolare Etica (BPE) que será escolhido na próxima Assembleia, em Nápoles. Os sócios assistentes também conheceram os detalhes da nova operação bancária, que deve entrar em operação em outono, com um serviço de banco on-line que agilizará a operação atual.

Durante a tarde do sábado foram organizadas oficinas para debater diversas questões relacionadas à cooperativa: a análise da própria entidade a partir de uma perspectiva feminista, as relações do banco ético com as entidades que trabalham no âmbito parabancário, a formação de mercado social e a projeção da entidade para daqui a 15 anos.

Com delegações vindas de todo o Estado, a assembleia foi precedida por um ato público na sexta-feira passada (28 de março) onde Ugo Biggeri, presidente do Banco Popolare Etica, e Peru Sasia, conselheiro da Área Fiare refletiram sobre os 15 anos do BPE na Itália e os desafios conjuntos em escala europeia. Sasia e Biggeri estiveram acompanhados de outros membros do Conselho de Administração do BPE que se reuniu na mesma sexta-feira em Barcelona.

Finalmente, várias cooperativas explicaram seus projetos financiados pela Fiare – Banco Ético e o porquê da sua aposta em um modelo de banco ético. Convivir, Suara, Peñascal e Sercoval apresentaram seus projetos cooperativos de transformação social que promovem outro modelo de organização empresarial e uma sociedade baseada na equidade e na justiça social.

Veja os vídeos:

{youtube}IxX4OgHt7tw{/youtube}

{youtube}Oy_eRcBaAvk{/youtube}

{youtube}lbXyiRG6HBo&feature=player_embedded{/youtube}

{youtube}01DOOYqFQpo&feature=player_embedded{/youtube}