Por: André | 28 Março 2014
O cardeal australiano George Pell, principal figura da Igreja católica da Austrália, pediu perdão a uma pessoa abusada sexualmente por um sacerdote quando tinha 13 anos, indicou-se na quinta-feira em Sidney.
A informação é publicada pelo portal Terra, 27-03-2014. A tradução é de André Langer.
O cardeal Pell formulou o pedido de perdão após testemunhar na Comissão Real da Austrália sobre abusos sexuais cometidos por diversas instituições, principalmente a Igreja.
Pell pediu desculpas ao ex-coroinha John Ellis, abusado por um sacerdote aos 13 anos, cuja demanda de reparação foi rechaçada pela Justiça.
“Como arcebispo e de forma pessoal, quero dizer a Ellis que falhamos de muitas maneiras, algumas sem querer, em nossas responsabilidades morais e pastorais”, disse Pell.
“Quero reconhecer seu sofrimento e o impacto deste terrível fato em sua vida”, disse Pell.
“Tenho que assumir a responsabilidade final e é o que estou fazendo”, acrescentou Pell, que dirigia a Igreja quando Ellis apresentou sua demanda.
“Nossos advogados nunca sugeriram nada que fosse legalmente improcedente”, sustentou Pell, que reconheceu que a adoção de uma política intransigente contra uma vítima de abuso sexual foi uma falta moral.
O cardeal George Pell converteu-se, no dia 25 de fevereiro passado, em um dos homens mais importantes da Igreja católica ao ser nomeado pelo Papa Francisco prefeito da nova Secretaria de Economia do Vaticano.