A publicação do breve Catholicae fidei e a restauração parcial dos jesuítas

Mais Lidos

  • Pio X e a “participação ativa”: a diferença sagrada entre celebrar e presidir. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS
  • O intelectual catalão, que é o sociólogo de língua espanhola mais citado no mundo, defende a necessidade de uma maior espiritualidade em tempos de profunda crise

    “O mundo está em processo de autodestruição”. Entrevista com Manuel Castells

    LER MAIS
  • Trump usa a agressão contra a Venezuela para ameaçar os governos das Américas que não se submetem aos EUA

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

10 Março 2014

Há 213 anos, no dia 7 de março, recordamos um momento decisivo no ressurgimento da Companhia de Jesus. Menos de um ano depois da sua eleição como papa, Pio VII escreveu o que seu antecessor só tinha preparado para dizer oralmente.

A nota foi publicada no sítio Jesuit Restoration1814, 07-03-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Ele aprovou canonicamente a presença dos jesuítas na Rússia. Ao publicar isso em um breve, Pio VII estava dando um passo corajoso e determinado em favor da Companhia de Jesus. Ele deu esperança a muitos e também provocou tumulto em outros. O embaixador espanhol imediatamente alertou o papa dos graves males que viriam por causa disso.

O Pe. Franciszek Kareu SJ, domiciliado na Bielorrússia, que até então tinha sido vigário-geral, era agora o superior geral da Companhia de Jesus, ainda que com a sua autoridade limitada à Rússia no momento - apenas em 1814 o Pe. Brzozowski seria chamado a ser superior-geral da Companhia.

Os efeitos do breve foram dois - uma onda de petições varreram Polotsk, na Bielorrússia, onde indivíduos e grupos desejavam se afiliar aos jesuítas na Rússia; e, em segundo lugar, um novo zelo que encheu os jesuítas ali, que tinham estado no limbo até então.

Para toda uma geração de homens, que estavam agora na noite de suas vidas, suas preces tinham sido atendidas, como aquelas de Simeão no templo. Esses homens, que em seus corações e mentes nunca tinham realmente deixado a Companhia, estavam cientes de uma nova aurora nascente na Rússia.

Gigantes como o Pe. Pignatelli, que em breve seria nomeado provincial da Itália, e o Pe. Marmaduke Stone, na Inglaterra, tiveram suas restrições liberadas. O bispo John Carroll seria convidado a nomear um superior dos jesuítas nos Estados Unidos - o padre Molyneaux.

O texto completo do breve, em inglês e em latim, já está disponível no site Jesuit Restoration 1814. Clique aqui para lê-lo em inglês.