Forbes publica lista dos cinco políticos mais ricos do Brasil

Mais Lidos

  • Eles se esqueceram de Jesus: o clericalismo como veneno moral

    LER MAIS
  • Estereótipos como conservador ou progressista “ocultam a heterogeneidade das trajetórias, marcadas por classe, raça, gênero, religião e território” das juventudes, afirma a psicóloga

    Jovens ativistas das direitas radicais apostam no antagonismo e se compreendem como contracultura. Entrevista especial com Beatriz Besen

    LER MAIS
  • Ecocídio no Congresso Nacional. Artigo de Carlos Bocuhy

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

07 Fevereiro 2014

Foto: Divulgação

A revista Forbes elaborou uma lista com os cinco políticos mais ricos do Brasil, usando dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Somados, os parlamentares detêm patrimônio de U$$ 3,2 bilhões.

A reportagem é de Igor Carvalho, publicada originalmente no SpressoSP, e reproduzida pelo portal Brasil de Fato, 05-02-2014.

A revista cita a corrupção no país com um grande problema e ressalta que, na lista, estão empresários que construíram sua fortuna antes de entrar na política. Porém, ao apresentar Paulo Maluf, na quinta colocação, a Forbes lembra que ele está na lista de procurados da Interpol.

1 – Lírio Albino Parisotto – U$$ 1,9 bilhão: Suplente do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), Parisotto é um dos maiores investidores do mercado de ações no Brasil.

2 – Blairo Maggi U$$ 960 milhões: Na matéria, o senador pelo PR do Mato Grosso é apresentado como um dos homens mais importantes da agricultura no Brasil. Maggi é dono do Grupo Andre Maggi, o maior produtor de soja do mundo.

3 – Marcelo Beltrão de Almeida – U$$ 200 milhões: Herdeiro do grupo CR Almeida. O deputado federal, pelo PMDB do Paraná, está cogitando uma vaga no Senado em 2015.

4 – Otaviano Olavo Pivetta – U$$ 100 milhões: Mais um representante do agronegócio. Prefeito de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, pelo PDT, Pivetta é o maior investidor individual da Vanguarda do Aço.

5 – Paulo Maluf U$$ 33 milhões: Acusado de corrupção e condenado pelo Tribunal de Jersey a devolver U$ 32 milhões aos cofres paulistas, o ex-prefeito de São Paulo e atual deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) controla a Eucatex, uma das maiores fornecedoras de material de construção do país.