Por: André | 20 Janeiro 2014
Francisco animou a “não desistir” no esforço de conseguir a “plena” unidade dos cristãos diante do surgimento de “algumas vozes” que não confiam em que isso seja possível, durante uma audiência com a delegação ecumênica da Igreja luterana da Finlândia, por ocasião da sua peregrinação anual a Roma para celebrar a festa de Santo Henrique, padroeiro da Finlândia.
A reportagem está publicada no sítio Religión Digital, 17-01-2014. A tradução é de André Langer.
“Cristo foi dividido? Esta pergunta voltou a nós diante de algumas vozes que não reconhecem como objetivo que se possa perseguir a plena e visível unidade da Igreja”, destacou, ao mesmo tempo que animou a “não desistir” do “esforço ecumênico”.
O Papa começou dessa maneira o seu discurso, com a pergunta do Apóstolo Paulo aos Coríntios que foi escolhida como tema central da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começa hoje, sábado.
No entanto, admitiu que “as relações ecumênicas entre os cristãos estão passando por mudanças significativas, devido, principalmente, ao fato de que devemos professar a nossa fé em um contexto social e cultural no qual a referência a Deus e ao transcendente está cada vez menos presente”, algo que, segundo precisou, “ocorre sobretudo na Europa, mas não somente”.
Por este motivo, indicou que “é necessário” que o testemunho dos cristãos se concentre “no centro da fé e no anúncio do amor de Deus que se revela em Cristo”.
Segundo explicou, a unidade de todos os cristãos “nasce diretamente do mandamento do amor que Jesus deixou aos seus discípulos”.
Nesta linha, o Papa referiu-se ao Concílio Vaticano II e à tarefa espiritual do ecumenismo, “um processo espiritual que se realiza a partir da fiel obediência ao Pai, cumprindo a vontade de Cristo, sob a orientação do Espírito Santo”.
Francisco recebeu a delegação ecumênica da Igreja luterana da Finlândia com calorosas boas-vindas e recordou que esta reunião começou há 25 anos com seus predecessores, João Paulo II e Bento XVI.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Bergoglio insta a “não desistir” enquanto não se alcançar a “plena e visível unidade da Igreja” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU