18 Novembro 2013
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Procurador aposentado do Estado, Jacques Távora Alfonsin recebeu na última quinta-feira (14) a mais importante honraria do Executivo gaúcho: a Medalha Negrinho do Pastoreio. Integrante da Comissão Estadual da Verdade e com uma trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos, Alfonsin foi homenageado pelo governador Tarso Genro no Palácio Piratini.
A reportagem é de Felipe Samuel e publicada pelo Portal do Estado do Rio Grande do Sul, 15-11-2013.
Com o Salão Negrinho do Pastoreio repleto de representantes de movimentos sociais - como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Levante Popular da Juventude - o chefe do Executivo gaúcho elogiou a trajetória de Alfonsin em defesa dos direitos humanos. "É uma felicidade enorme homenagear a ti e àqueles que tu representas, porque os movimentos (sociais) estão na base da tua concepção de vida, na base do teu exercício profissional e, portanto, na tua visão de mundo".
Defensor de muitas causas do MST e de outros movimentos sociais, Alfonsin recebeu homenagens no telão de parentes e amigos. E agradeceu a outorga da medalha. "A homenagem que está sendo prestada a mim tem um significado tão profundamente humano, é cheio de um número tão grande de efeitos e lições para os dias de hoje, que talvez a melhor maneira de agradecer essa honraria seria saudar e agradecer a presença de todos vocês aqui".
Medalha Negrinho do Pastoreio
Criada em 25 de março de 1972, a Medalha Negrinho do Pastoreio é entregue a personalidades que prestam relevantes serviços em favor das pessoas, do Estado ou da Pátria.
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Nota do IHU:
O Instituto Humanitas Unisinos - IHU, com imensa satisfação e alegria, participou da entrega da Medalha Negrinho do Pastoreio a Jacques Távora Alfonsin.
Comparilhamos a emoção por uma vida dedicada à causa da justiça social. Os depoimentos de suas filhas, do seu filho e da sua esposa emocionaram a todos e todas que estávamos presentes. Antonio Cechin, irmão marista, recordou os anos em que Jacques Alfonsin estudou no Colégio Rosário de Porto Alegre.
Igualmente contundentes os depoimentos do Frei Sérgio Görgen e outros representantes dos Movimentos Sociais do Rio Grande do Sul. Também impactante o testemunho de colegas da área do Direito. como, por exemplo, José Geraldo de Sousa, ex-reitor da UnB.
Enfim, foi uma grande noite.
O Instituto Humanitas Unisinos - IHU se orgulha de ter Jacques Alfonsin como um grande amigo, parceiro e articulista.
A revista IHU On-Line, no. 399, 20-08-2012, publicou um depoimento de Jacques Alfonsin sobre a sua vida. Para conhecer mais quem é Jacques Alfonsin, clique aqui.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Defensor dos movimentos sociais, Jacques Alfonsin recebe medalha Negrinho do Pastoreio - Instituto Humanitas Unisinos - IHU