Por: Jonas | 08 Novembro 2013
O superior geral dos camilianos, Renato Salvatore (foto), foi detido na quarta-feira, dia 6-11-2013, pela Polícia italiana, acusado de envolvimento no sequestro de dois religiosos, que não puderam votar e cuja ausência no capítulo geral implicou na reeleição de Salvatore à frente da Congregação.
Fonte: http://goo.gl/tNLjeR |
A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 07-11-2013. A tradução é do Cepat.
Agentes da Guarda de Finanças, polícia italiana, entraram, na casa geral da Congregação, segundo detalha Notimex, e algemaram o religioso frente ao estupor geral. Segundo a investigação, Salvatore teria idealizado, junto com outras cinco pessoas – também presas – uma falsa operação oficial para reter, contra sua vontade, aos dois sacerdotes.
Diante da impossibilidade de chegar ao encontro, em razão da detenção policial, os sacerdotes não puderam votar. Supõe-se que os votos dos dois sacerdotes teriam sido contrários ao atual Padre Geral. A investigação aponta que o mentor da operação seria Paolo Oliveiro, um dos gestores do Hospital Santa Maria da Piedade, propriedade da ordem em Casoria (Itália).
De sua parte, a congregação reagiu com um comunicado em que – aponta a Rádio Vaticana – sublinha que “com grande surpresa recebemos a notícia que nosso superior geral foi preso pela Guarda de Finanças para responder aos fatos a ele atribuídos”.
“Vivemos este momento na oração e com a confiança de que se possa jogar luz sobre este assunto” e “convidamos aos irmãos e a toda a família de São Camilo a se unir a nós na oração por nosso Padre Geral”.
A ordem na Espanha, consultada por Religión Digital, remeteu-se ao comunicado da Cúria geral, e de momento não se espera que façam declarações oficiais a esse respeito.
Este é o comunicado da Congregação
Com grande surpresa e profunda dor tomamos conhecimento da notícia de que nosso Superior Geral foi preso pela Guarda de Finanças para responder aos atos que lhe são atribuídos.
Permanecemos em oração e com a confiança de que se possa jogar luz sobre este assunto.
Convidamos aos irmãos e a grande família de São Camilo a se unir a nós na oração por nosso Padre Geral.
Roma, 06 de novembro de 2013.
P. Paul Guarise, MI
Vigário Geral