20 Setembro 2013
Cada vez aumenta mais os que desejam fechar definitivamente sua conta no Facebook. No entanto, não é tão simples. Conheça as engenhosas técnicas empregadas pela popular rede social para manter-nos ‘aprisionados’.
As entradas publicitárias do Facebook, em boa parte, dependem do número de usuários que podem ver os anúncios. Quanto menos gente esteja vinculado, menor será seu benefício e a empresa não está disposta a perder a batalha, indica a página web Fast Factory.
A reportagem foi publicada por ADITAL, 18-09-2013.
O portal enumera quatro dos truques que a rede social emprega, citados pelo escritor e especialista em dinâmica de trabalho, Daniel Pink.
1. Fechar a conta deve ser sumamente complicado
A opção de fechar sua conta do Facebook está ‘enterrada’ no centro de ajuda e muitos conseguem encontrá-la graças a uma busca no Google. Uma vez encontrada, não é suficiente fazer um ‘clique’ um par de vezes. Caso decida encerrá-la, deve detalhar porque motivos. E, no trajeto, a rede social pode acabar convencendo ao usuário que ele, na verdade, não deseja encerrar a conta.
2. Evitar a eliminação total
Abandonar uma página web deveria ser mais fácil do que acabar uma relação na vida real. No entanto, com o Facebook isso se converte em um desafio. A rede social oferece a opção de "dar um tempo”, em vez de "deixá-la para sempre”, explica o artigo de Fast Factory.
"Recorde que não poderá reativar sua conta, nem recuperar nada que tenha publicado”, indica a rede social aos que planejam encerrar seu perfil; porém, existe a possibilidade de desativar a conta.
"Se desativa sua conta, Facebook guarda a informação de sua biografia, pois pode ser que você decida voltar”. É uma opção bastante atrativa para muitos, especialmente se alguém decide reativá-la, simplesmente deve iniciar sua sessão como fazia antes.
3. Levar o assunto para o terreno pessoal
As histórias pessoais são difíceis de apagar, explica Pink. Justo no momento em que ele decide desativar sua conta, Facebook mostra ao usuário cinco fotos de perfil de seus amigos sobre as quais aparecem seus nomes e as palavras "sentirão tua falta”. "Colocar ‘as pessoas ficarão decepcionadas’ não é tão persuasivo como ‘Alex sentirá tua falta’, na qual praticamente se pode evocar a imagem da cara de Alex triste”, agrega o escritor. Trata-se de apelar para as emoções em vez da razão; algo que costuma dar bons resultados em termos de persuasão.
4. Precisar qual é o verdadeiro problema
Outro dos truques nomeados por Pink é "tentar entrar na cabeça do usuário e entender qual é o problema”.
Uma vez que o Facebook identifica que a pessoa deseja fechar sua conta, lhe oferece uma série de soluções. Por exemplo, informa que sua conta foi "hackeada”; a rede social ensina como torná-la mais segura com o fim de convencer a pessoa a não encerrar a conta. Se está cansado de receber mensagens, lhe mostra como desativá-las.
"É um negócio inteligente”, aponta o especialista. No entanto, ressalta, é um tanto coercitivo que Facebook peça aos usuários que expliquem as razões pelas quais desejam encerrar sua conta. "É raro ver isso em outros negócios. Imagine que quer deixar de lavar roupa na lavanderia de sempre e que lhe digam: "De acordo. Porém, deve dizer-nos porque ou não lhe devolveremos suas roupas”.
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Quatro técnicas empregadas pelo Facebook para manter seus usuários aprisionados - Instituto Humanitas Unisinos - IHU