Os bispos do CELAM estão prontos para a renovação

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • “O capitalismo do século XXI é incapaz de atender às necessidades sociais da maioria da população mundial”. Entrevista com Michael Roberts

    LER MAIS
  • Guiné-Bissau junta-se aos países do "cinturão de golpes militares" do Sahel e da África Ocidental

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 04 Setembro 2013

O último dia da viagem do Papa Francisco ao Rio (por ocasião da Jornada Mundial da Juventude) ficou marcado pelo importante discurso aos bispos latino-americanos do Conselho Episcopal Latino-americano que engloba as 22 Conferências Episcopais da região. O Papa disse aos bispos que um dos desafios para o futuro era “uma Igreja renovada interiormente que seja capaz de dialogar com as gerações atuais no contexto global”.

A reportagem é de Luca Rolandi e publicada no sítio Vatican Insider, 03-09-2013. A tradução é de André Langer.

Mons. Carlos Aguiar Retes, arcebispo de Tlalnepantla e presidente do CELAM, em uma entrevista à agência dos bispos italianos, Sir, voltou a refletir a respeito e destacou que as palavras do Papa guiam a reflexão da Igreja latino-americana.

O Papa pediu aos bispos que pusessem em marcha a “revolução da ternura”, deixando para trás aquelas “práticas pastorais enfocadas com uma dose tal de distância que não são capazes de alcançar o encontro”.

Mons. Retes retomou muitos pontos da reflexão, sobretudo a realidade das periferias: “A dramática situação das crianças e jovens que desde a escola são induzidos a consumir drogas, dos migrantes que são tratados como criminosos, em particular o tráfico de jovens escravizadas para a prostituição, assim como o sequestro de crianças para extração de órgãos e seu comércio no mercado negro internacional”.

O papel dos leigos. “O Papa nos exortou a evitar limitar a liberdade dos fiéis leigos e a promover a sua vocação batismal de ser o fermento evangélico do mundo”.

O espírito de Aparecida. “Devemos continuar como o apelo à conversão pastoral, intensificar, à luz de Aparecida, a renovação das dioceses e das paróquias, ajudar todos aqueles que ficaram para trás no processo de renovação”.