Eleito o novo presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • “Apenas uma fração da humanidade é responsável pelas mudanças climáticas”. Entrevista com Eliane Brum

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

18 Julho 2013

Religiosos e Religiosas reunidos na 23ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) elegeram na manhã desta quarta, 17 de julho, o novo presidente da entidade: Irmão Paulo Petry, da Congregação dos Irmãos de São João Batista de La Salle (Lassalistas).

A informação é publicada pelo Boletim da CNBB, 17-07-2013.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Assembleia, Irmão Paulo Petry falou à Vida Consagrada. “Minha expectativa é corresponder à expectativa dos Religiosos. É uma grande responsabilidade”, disse, revelando sua emoção por ser eleito, pelo fato de apreciar muito a vida consagrada. Para ele a Vida Religiosa tem uma presença e um rosto bonito,  mas para além disso é preciso estar atento à sua complexidade no que refere aos seus diversos campos de missão. “É um misto de alegria e preocupação, mas vou continuar cantando como vocês: ‘Permanece conosco Senhor’”, afirmou.

O novo presidente deixou uma mensagem aos religiosos presentes em Assembleia e os convidou para que caminhem conjuntamente com ele neste triênio 2013- 2016: “Que permaneçamos unidos para defender os valores humanos e cristãos para que assim o senhor permaneça conosco. Se caminharmos juntos, embora tenhamos pontos de vista diferentes, maneiras diferentes de pensar, mas caminharmos juntos como os discípulos de Emaús e deixarmos Jesus caminhar conosco, continuaremos sendo testemunhas como as primeiras comunidades cristãs”, concluiu.

O processo eletivo na CRB compreende a indicação prévia de candidatos pelos associados da Conferência, a consulta das possibilidades destes com seus superiores, e a votação secreta  por meio de urna eletrônica durante a Assembleia. O Superior Provincial do recém-eleito e membro da diretoria cessante da CRB, irmão Jardelino Menegat, relatou  as suas impressões com a eleição do seu confrade.

“Primeiro há uma consulta entre os superiores maiores e houve uma indicação. Irmão Paulo foi consultado pela CRB assim como ele me consultou como Provincial. Consultado o conselho Provincial dos Lassalistas, nós achamos que podíamos dispô-lo para essa função e a Assembleia votou nesse candidato com um percentual muito alto, 92% dos votos. Portanto há confiança na pessoa dele e esperamos que possamos corresponder ao que a Vida Religiosa espera”.

Com 356 votantes, Irmão Paulo Petry foi eleito com 92,13% dos votos. Irmã Gertrudes Salatte Beal teve 6,74% dos votos; Irmã Francinete Amorim, 0,84%, e Irmã Therezinha Remonatto,  0,28%.

Nota da IHU On-Line: Paulo Petry, ex-presidente da Confederação Latino Americana e Caribenha de Religiosos/as) - CLAR, sucede a Márian Ambrósio, irmã da Divina Providência, que presidiu a CRB por oito anos.