28 Fevereiro 2013
Peregrino
“Não sou mais Pontífice Sumo da Igreja católica: até às oito da tarde o serei ainda, depois não mais. Sou simplesmente um peregrino que começa a última etapa da sua peregrinação sobre esta terra” – Bento XVI – L’Osservatore Romano, 01-03-2013.
Obediente
"Entre vocês, integrantes do Colégio dos Cardeais, está o futuro papa, a quem prometo desde já incondicional reverência e obediência" – Bento XVI – L’Osservatore Romano, 01-03-2013.
Mudanças
“Pelo inusitado da renúncia (de Bento XVI), o fato se revestiu de expectativas de mudanças na vida da Igreja. Com seu gesto, Bento XVI acabou demonstrando que é possível provocar mudanças, mesmo num aparato tão monolítico como se tornou a estrutura da instituição eclesial” – Demétrio Valentini, bispo de Jales – SP – Adital, 28-02-2013.
“Parecia que o impulso renovador do Vaticano II já tivesse se esgotado. De repente, a renúncia de um Papa acaba mostrando que é possível, sim, mudar muitas coisas, que o peso da história parecia canonizar como imutáveis!” – Demétrio Valentini, bispo de Jales – SP – Adital, 28-02-2013.
Revolucionário
"Com um só gesto, Bento XVI foi revolucionário e histórico para o futuro da Igreja" - Estanislau Karlik, cardeal argentino – O Estado de S. Paulo, 01-03-2013.
Escárnio
"Permitir que um campeão em desmatamento e amante da motosserra presida a Comissão de Meio Ambiente do Senado é um escárnio” - Ivan Valente, deputado federal – PSOL-SP, criticando a escolha do ex-governador Blairo Maggi (PR-MT) para a presidência do colegiado – Folha de S. Paulo, 01-03-2013.
Precoce
“Parece até que eu sou contra a possível candidatura do Eduardo. Não tem nada disso. Sou amigo dele. Nunca conversei com ele tantas vezes num curto espaço de tempo. Mas a minha opinião é pública. Um projeto de uma candidatura do PSB, para esse momento, é precoce” – Cid Gomes, governador do Ceará – PSB – O Estado de S. Paulo, 01-03-2013.
“O natural agora é a gente apoiar a sua (Dilma) reeleição, mas sempre deixando claro que temos um projeto nacional. Em 2018 a gente mostra as nossas diferenças” – Cid Gomes, governador do Ceará – PSB – O Estado de S. Paulo, 01-03-2013.
“Pessoalmente acho que ele (Eduardo Campos) não está decidido a ser e torço para que o cenário favoreça a manutenção da nossa aliança. Isso não é nada contra o PSB, é a favor” – Cid Gomes, governador do Ceará – PSB – O Estado de S. Paulo, 01-03-2013.
Chamas
“Ciro joga álcool, Cid leva o fósforo e Dilma o acende. Eduardo Campos parece cada vez mais candidato, mas o PSB está em chamas” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-03-2013.
Meio PSB
“Se Lula articulava substituir Temer por Campos na reeleição, não deve articular mais. Nem o PSB quis nem o PMDB cedeu. E Dilma precisa do PMDB, como o PMDB precisa de Dilma. Entre os dois, o menos perigoso é o PSB. Aliás, meio PSB” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-03-2013.
Paciência
“Nas conversas que teve nos últimos dias com a cúpula de seu partido, Eduardo Campos demonstrou indignação com Lula, a quem atribui a articulação para rachar o PSB, mas desautorizou antecipar o lançamento de sua candidatura e o desembarque do governo” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 0103-2013.
Viés de alta
“Ex-prefeito de Passo Fundo (RS), Airton Dipp entrou na lista de nomes para substituir Brizola Neto no Ministério do Trabalho. Carlos Lupi, presidente do PDT, prefere Manoel Dias” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 0103-2013.
PT no Rio
O PT tem projeto para o Rio e é em 2014. Eu sou candidato e ponto" - Lindbergh Farias, senador – PT-RJ – Folha de S. Paulo, 01-03-2013.
PMDB no Rio
"Claro que sou candidato. Sou protagonista de um projeto que recolocou o Rio no mapa. Esse processo não pode parar" - Luiz Fernando Pezão, vice-governador e nome escolhido por Sérgio Cabral para sua sucessão – Folha de S. Paulo, 01-03-2013.
Andar de baixo
"Lula, Cabral e Eduardo Paes continuarão a ter uma ótima relação, mas a briga no andar de baixo vai continuar" – Jorge Picciani, presidente do PMDB do Rio de Janeiro – O Estado de S. Paulo, 01-03-2013.
Filhos do crack
“Eu não posso pendurar essas crianças nas minhas orelhas. Elas não são brincos, nem brinquedos” - Ivone Caetano, juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio, ao receber seis recém-nascidos e não ter onde levá-los, pois os abrigos para crianças no município do Rio estão superlotados. Ela diz que o número de bebês abandonados aumentou muito depois do crack – O Globo, 28-02-2013.
Reza forte
“Cinco jovens de Brasília criaram, domingo, o site Unidos pelo Conclave (www.1conclave.com). É para registrar orações e sacrifícios feitos pelos fiéis para os cardeais que vão escolher o novo Papa. Em três dias, foram oferecidos, acredite, 67 mil pai-nossos, 233 mil ave-marias, 39 mil missas, 24 mil jejuns e 40 mil terços” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 28-02-2013.
Homossexualismo
Sobre o texto "Em defesa do homossexualismo", de Hélio Schwartsman ("Opinião", 27/2), nós, homossexuais, acreditamos que a expressão "homossexualismo" traz consigo um ranço cultural pejorativo. Sem dúvida que a palavra homossexualidade é bem menos discriminatória. Melhor seria usar homoafetividade! Para nós, gays, a palavra homossexualismo é considerada ofensiva, dado o histórico ligado a atividades clínicas. Sugiro ao ilustre jornalista que escreva sobre a falta de garantia jurídica na vida dos homossexuais e nossa luta por leis básicas de cidadania, como a do casamento e a da criminalização da homofobia" - Hanna Korich (São Paulo, SP) - Painel do Leitor - Folha de S. Paulo, 01-03-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU