14 Fevereiro 2013
Fumaça branca
“Dirigentes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) fizeram chegar ao Planalto que, apesar de cinco cardeais brasileiros estarem no páreo, o arcebispo de Milão, dom Angelo Scola, é o favorito para suceder Bento XVI, na visão da entidade católica” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 13-02-2013.
Breve
"O conclave será breve" - Giovanni Maria Vian, diretor do jornal L'Osservatore Romano - Le Nouvel Observateur, 14-02-2013.
Bertone
“Acredito que Bento XVI não confie mais em seu secretário de Estado. Os dois não conseguem mais prosseguir juntos na condução da igreja no mundo” – Gianluigi Nuzzi, jornalista, autor do livro “Sua Santidade”, livro que aponta um crescente antagonismo entre o papa e o número dois do Vaticano, o secretário de Estado Tarcisio Bertone – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Blocos de poder
“O papa se chocou com blocos de poder, que exigem uma reforma radical de cunho político. Isso não é próprio de um papa que é e continuará sendo um teólogo” – Gianluigi Nuzzi, jornalista, autor do livro “Sua Santidade”, livro que aponta um crescente antagonismo entre o papa e o número dois do Vaticano, o secretário de Estado Tarcisio Bertone – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Berlinda
"O papa foi colocado na berlinda em relação a várias questões ao longo de seu pontificado. Ele procurou fazer o melhor para o bem da igreja, mas nem sempre foi bem interpretado" – Odilo Pedro Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Surpresa
"Minha reação foi de surpresa, de compreensão e de admiração, porque foi um gesto extremamente corajoso, humilde e desapegado” - Odilo Pedro Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo, dizendo que tinha acabado de chegar a Roma e estava desfazendo a mala quando ouviu a notícia da renúncia de Bento XVI pelo rádio – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Tristeza
“Não seria sincero se não disséssemos que há um manto de tristeza em nosso rosto” – Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano – O Estado de S. Paulo, 14-02-2013.
Sinal
"A nomeação do seu (Bento XVI) secretário particular, Georg Gänswein, soou como um alarme. Nunca um secretário pontifício recebera a ordenação episcopal enquanto o Papa ainda estava vivo. Não é um acaso que Stanislaw Dziwisz, secretário de João Paulo II, somente foi consagrado arcebispo de Cracóvia com Ratzinger, e não com João Paulo II" - Luigi Bettazzi, 91 anos, bispo emérito de Ivrea, Itália - Il Resto del Carlino, Il Giorno, La Nazione, 12-02-2013.
João XXIII
"Rezo para que seja eleito um novo João XXIII" - Luigi Bettazzi, 91 anos, bispo emérito de Ivrea, Itália - Il Resto del Carlino, Il Giorno, La Nazione, 12-02-2013.
Título
"Não sabemos o título do Papa depois da renúncia" - Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa do Vaticano - 13-02-2013.
Caixa-preta
“O Vaticano é a grande caixa-preta, a maior e mais duradoura de todos os tempos” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Irrespondido
“Bento XVI é reconhecido como intelectual de alto nível e, ainda, com talento político comprovado por seus mais de 50 anos bem-sucedidos nas lutas ferinas no Vaticano. Como foi possível que não buscasse alguma fórmula doutrinária de convivência da igreja com os aspectos da modernidade avessos à doutrina católica? Sua fixação foi bater de frente, incitar a intolerância, fazer acusações graves, a exemplo da atribuição, aos usuários de camisinha, de maior disseminação da AIDS” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
O papa é pop
“Que bom ver vocês na campanha (da Fraternidade)! Mas já sei que estão aqui só por causa do papa!” – Leonardo Ulrich Steiner, bispo, secretário-geral da CNBB, saudando o grande número de jornalistas presentes no lançamento da CF-2013, bem superior à cobertura de edições anteriores – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Infalível?
“Uma questão: papa aposentado continua infalível ou esta qualidade é do cargo e não do homem? A situação do novo papa pode ser parecida com a da Dilma com relação ao Lula, que mesmo afastado continua dando palpite. Guardadas, claro, as devidas proporções” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 14-02-2013.
Papa e Palmeiras
“Duas coisas animaram o Carnaval: o papa e o Palmeiras!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Sarney
“Bento XVI renuncia e Sarney assume. Vai empregar toda a parentada no Vaticano!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Papa progressista
“Adoro aqueles que falam: "Queremos um papa progressista". Não existe papa progressista. Todo papa é contra sexo fora do casamento, contra camisinha, contra gay, contra aborto, contra o rock e contra célula-tronco! Eu quero ser católico, mas o papa não deixa” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Fogueira santa
“Uma Kombi da igreja Assembleia de Deus passou ontem, na Praia de São Conrado, convidando as pessoas, pelo alto-falante, para o Bloco de Jesus. E anunciava: “Traga sua fantasia para queimar na fogueira santa!” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 13-02-2013.
Lixo
“A Comlurb, a companhia de limpeza do Rio, recolheu até ontem cerca de 770 toneladas de lixo (26% a mais do que em 2012), grande parte jogado no chão, por falta de educação e pela escassez de latas de lixo” – Paula Cesarino Costa, jornalista – Folha de S. Paulo, 13-02-2013.
Recuo
"Eu fui mal entendido por companheiros do movimento quando eu disse que há muito assentamentos que não estão em condições adequadas" – Gilberto Carvalho, ministro, referindo-se à declaração de que muitos assentamentos rurais são “favelas rurais” – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Mesa quadrada
“A polêmica em torno da candidatura de Suplicy em 2014 divide o PT. Uma parte dos dirigentes acha que o pedido dele, de prévias para a escolha do candidato, deve ser atendido -mas a cúpula, Lula incluído, trabalharia para derrotá-lo. Um outro grupo prefere descartar a consulta. Suplicy seria aclamado desde já candidato, o que afastaria a hipótese de ele trocar o partido pela legenda de Marina Silva” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
Acabou. E agora?
“E agora que acabou o Carnaval, o que a gente vai fazer nesse restinho do ano? Nada! Não dá pra fazer mais nada. Não vou fazer mais nada nesse restinho do ano” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 14-02-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU