Por: Cesar Sanson | 02 Janeiro 2013
As três grandes montadoras americanas estão atentas ao crescente envolvimento com alternativas à posse de um carro particular, como bicicletas elétricas e ônibus, em meio à redução da taxa de uso e de propriedade de automóveis.
A reportagem é de Robert Wright e publicada pelo jornal Valor, 27-12-2012.
Ao fazer isso, GM, Ford e Chrysler reagem a dados que revelam que os jovens estão adiando as aulas de direção e que aumentou o número de jovens profissionais de alta qualificação que mudam para os centros metropolitanos, onde o uso de automóveis é dificultoso.
As montadoras estão cada vez mais envolvidas em serviços locais de "carsharing" (que alugam carros por períodos curtos, cobrando por hora ou por dia) para atender profissionais urbanos que precisam, eventualmente, de um automóvel mas preferem evitar ter um permanentemente.
O novo raciocínio representa uma mudança significativa para empresas que no passado estimularam a persistente guinada, em muitas áreas dos Estados Unidos, para uma dependência quase total do carro particular. A Ford reconheceu que haverá ocasiões numa cidade como Londres em que uma pessoa que vai e volta todo dia do trabalho concluirá que o transporte por trem faz mais sentido.
Entre as reações da GM está seu investimento - elevado em novembro - na Proterra, uma fábrica de ônibus elétricos instalada na Carolina do Norte. A empresa também está avaliando se começa ou não a produção industrial, a venda ou a administração de sistemas de uso compartilhado de bicicletas elétricas.
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Montadora americana foca em bicicletas e ônibus - Instituto Humanitas Unisinos - IHU