29 Novembro 2012
Brasil e o PT
“Não dá para entender o Brasil de hoje sem entender o PT e sua estrela. O PT é um dos construtores, se não o principal, do Estado de Direito em que hoje vivemos por aqui. A começar da derrubada da ditadura” – Eugênio Bucci, jornalista, professor da ECA-USP e da ESPM – O Estado de S. Paulo, 29-11-2012.
O PT e o Estado
“O PT alcançou o poder, abrandou o sectarismo e, mais maduro, ajudou então a moldar as próprias instituições da República, com acertos notórios. No Supremo Tribunal Federal (STF), hoje tão rigoroso e elogiado, a maioria dos atuais ministros foi indicada por governantes petistas. A Polícia Federal, hoje tão implacável e festejada, cresceu e se fortaleceu sob governos petistas. O Estado brasileiro está melhor, o que também é mérito da estrela branca sobre fundo vermelho” – Eugênio Bucci, jornalista, professor da ECA-USP e da ESPM – O Estado de S. Paulo, 29-11-2012.
Refluxo amargo
O PT vive um refluxo amargo, um atordoamento, embora siga acumulando vitórias eleitorais. Esta semana ficou ainda mais tonto. Foi apanhado no contrapé por outro cruzado de esquerda, com novas denúncias de corrupção” – Eugênio Bucci, jornalista, professor da ECA-USP e da ESPM – O Estado de S. Paulo, 29-11-2012.
“O PT parece não saber como agir” – Eugênio Bucci, jornalista, professor da ECA-USP e da ESPM – O Estado de S. Paulo, 29-11-2012.
A pior pena
“Se (o PT) não enfrentar e sanar agora, já, os seus próprios desvios, o partido da estrela branca emoldurada de vermelho acabará por queimar sua reputação em praça pública. Será uma pena. A pior de todas as penas” – Eugênio Bucci, jornalista, professor da ECA-USP e da ESPM – O Estado de S. Paulo, 29-11-2012.
Pecados
“Eu não sou santo. Tenho meus pecados, mas não sou corrupto” - Cyonil Borges, auditor fiscal, acusado de ter recebido R$ 100 mil do grupo que foi alvo da Operação Porto Seguro, acusado de tráfico de influência no governo – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Que maldade!
“Corre nas redes sociais uma paródia do clássico O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski, protagonizado por um ex-presidente e uma ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, com o título O Bebum de Rosemary. No final, ela o apunhala pelas costas!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 29-11-2012.
Vieirada
“Quem tem sobrenome Vieira tem bons motivos para estar apreensivo com a Operação Porto Seguro da Polícia Federal. Já prenderam o Paulo, o Rubens, o Marcelo... Todos Vieira!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 29-11-2012.
Caixa de lenços de papel
“Escândalo no PT é como caixa de lenços de papel: você puxa um e vêm logo três. Você nunca consegue puxar um só!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Peneira
“A manchete do Piauí Herald: "Lula afirma que foi traído por Luís Inácio". E o Lula levou outra punhalada pelas costas? Vai virar uma peneira! O Lula já levou tanta punhalada pelas costas que vai virar uma peneira!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Distraído
“O Lula não pode mais dizer "Fui traído". Tem que dizer "Fui distraído!". Pega bem melhor!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Never
"Never complain, never explain, never apologize ("nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe", em tradução literal) – Roberto Jefferson, presidente do PTB, logo depois de ser condenado a sete anos e 14 dias de prisão pelo envolvimento no caso do Mensalão – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Semiaberto
“O chargista Frank revela o diálogo da moda em Brasília: "O que você vai fazer neste verão?" "Ah, vou pegar um semiaberto!" Pegar um semiaberto e tomar banho de sol no pátio!”– José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Em busca do paraíso
“O ex-presidente Lula acha que "o Senado é melhor que o paraíso. Você nem precisa morrer pra ir pra lá". Fez a declaração anteontem ao conversar com o prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa (Partido Democrata). Estavam no jantar de gala do Calendário Pirelli, no Rio, em que Lula foi homenageado” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Em busca do paraíso 2
A frase usada por Lula é atribuída ao antropólogo Darcy Ribeiro, que foi senador pelo Rio. O ex-presidente ainda comparou o trabalho de senador e governador. "Sempre pensei que eleger senador é melhor que eleger governador. Porque governador depende do governo federal. No Senado, você passa oito anos e vira Deus", disse – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Ensaio
"A hipótese de Lula ser candidato ao Senado por São Paulo, na eleição de 2014, circula no PT e no PSDB. Sem muita força, já que ele repete que não será mais candidato a nada" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Datena
“A criminalidade não está nem aí para os agentes responsáveis pela segurança pública. Mas se curvam ao poder midiático da televisão e do Datena. O apresentador negocia com sequestrador e as reféns são liberadas. Aprendeu secretário? Lamentável essa situação. Creio que as peças estão atuando em local errado” - Leandro Amaral, editor-chefe do jornal Bom Dia ABC, em post publicado no Facebook, depois da atuação do jornalista da Band na libertação dos reféns pelo seqüestrador que se entregou à polícia – Comunique-se, 28-11-2012.
Marin e Sanchez
“José Maria Marin (presidente da CBF), tão corajoso, sob a proteção da ditadura, para acusar o jornalista Herzog em 1975 e para elogiar o torturador Fleury, não teve o mesmo comportamento para demitir Sanchez, com medo da reação de Lula. Permitiu que agonizasse em praça pública durante cinco dias até que o próprio se decidisse a por fim no patético espetáculo. Mas o desgaste da imagem da CBF e do evento da Fifa foi brutal” – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Veta, Dilma!
“Com o Felipão, a seleção vai pra segunda divisão? Veta, Dilma!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 29-11-2012.
Só o que faltava
“Os dias não têm sido fáceis para Lula. Pior de tudo foi chegar em casa na noite do lançamento do calendário Pirelli e administrar a crise de ciúme de dona Marisa Letícia por causa da Sophia Loren” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 29-11-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU