Os novos arranjos familiares brasileiros

Mais Lidos

  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS
  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

29 Outubro 2012

Novos arranjos e modalidades familiares se configuram no Brasil na contemporaneidade. Os traços característicos desses novos arranjos podem ser descritos a partir do Censo 2010. Demógrafos e outros especialistas analisam esta nova realidade da família na edição da revista IHU On-Line desta semana.

Para Ana Amélia Camarano, professora e economista do IPEA, a responsabilidade financeira familiar feminina veio para ficar no Brasil.

Bárbara Cobo e Gilson Gonçalves de Matos, pesquisadores do IBGE, analisam as transformações na estrutura das famílias brasileiras.

Esther Hamburger, professora da USP, reflete sobre a família brasileira das telenovelas.

Sócrates Nolasco, psicólogo, descreve a individualização da família.

Thierry Linard de Guertechin, demógrafo,  do Centro de Investigação e Ação Social – CIAS/IBRADES (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento), avalia que “estamos vivendo cada vez mais numa sociedade de indivíduos” e que, portanto, é preciso “aprender a viver ou conviver com famílias diferenciadas”.

José Eustáquio Diniz Alves e Suzana Cavenaghi,  professores da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que definem a família brasileira do século XXI como plural, complexa e diversa.

José Luis Petruccelli, pesquisador do IBGE , constata a existência de uma hierarquia racial na sociedade, ao comentar que 70% dos casamentos no país acontecem entre pessoas da mesma cor ou raça.

Completam a edição as entrevistas com o filósofo britânico Simon Blackburn, com o teólogo e moderador do Conselho Mundial das Igrejas, Walter Altmann e com Anderson Santos, mestrando em Comunicação na Unisinos.

Jacqueline Lima Dourado, publica mais um artigo em memória de Valério Cruz Brittos.

A revista IHU On-Line estará disponível, nesta página, nas versões html, pdf e 'versão para folhear', nesta segunda-feira, a partir das 16h.

A versão impressa circulará, terça-feira, no campus da Unisinos. a partir das 8h.

A todas e a todos uma ótima semana e uma excelente leitura!