Por: André | 25 Outubro 2012
1,1 milhão de bebês nascidos prematuramente morrem cada ano, mas com tratamentos econômicos, cerca de 75% deles poderiam sobreviver. O Equador é um dos países com as taxas mais baixas de nascimentos prematuros: 5,1 crianças sobre cada 1.000 nascidas. Este dado alarmante fez com que em outubro tenhamos iniciado a campanha “A saúde, direito de todos: aja!”, em Quito, a capital do Equador, especificamente no Distrito Sul, onde viver é muitas vezes um desafio que começa muito cedo.
A reportagem está publicada no sítio da Manos Unidas, 24-10-2012. A tradução é do Cepat.
Neste lugar em que a população depende em grande medida do apoio de instituições e doadores particulares, foi construído o Hospital Padre Carollo. Um canto à vida, onde se atende crianças prematuras, nascidas tanto nesse centro hospitalar como em outras instituições sanitárias de Quito.
No Equador, embora o Governo tenha feito grandes esforços para fortalecer o sistema de saúde, a atenção é ainda muito deficitária em alguns lugares e quase nula em outros, como o Distrito Sul de Quito, onde a população, em sua maioria migrantes internos empregados em trabalhos precários, depende, em grande medida, do apoio de instituições e doadores particulares.
Neste contexto trabalha, desde 1971, a Fundação Terra Nova, que dirige com sucesso o funcionamento do Instituto Médico Terra Nova, no sul de Quito e, mais recentemente, o Hospital Padre Carollo. Um canto à vida, que recebeu há já dois anos o apoio da Manos Unidas, conjuntamente com a Fundação Rainha Sofia, para colocar em marcha o Serviço Neonatal do Hospital.
Neste tempo, o hospital se viu obrigado a ampliar de maneira urgente o Serviço Neonatal, com o objetivo de incrementar a capacidade da atenção tanto aos neonatos nascidos no hospital assim como aos chamados “extramuros”, bebês em estado crítico e com necessidade de um apoio de terapia intensiva, vindos de outras zonas sanitárias que não dispõem de serviços especializados.
A Manos Unidas atendeu ao apelo da Fundação Terra Nova para encarar o novo desafio. A Terra Nova é uma referência no serviço social no sul do Distrito Metropolitano de Quito. Foi fundada nos anos 70 junto com o movimento eclesial de base de famílias de recente assentamento nas áreas, sob a liderança do Pe. José Carollo, que tinha uma opção clara de ajuda e desenvolvimento integral dos setores mais pobres e vulneráveis. Desde suas origens estão intervindo com a participação direta dos beneficiários em três eixos: educação, proteção social e saúde.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Mais de um milhão de bebês prematuros morrem anualmente no mundo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU