Frases do dia

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

04 Outubro 2012

Morrendo de austeridade

“As multidões que se manifestam na Europa em crise não são de mal-acostumados inconformados com o fim de estados irrealistas de bem-estar social, como dizem os mercadófilos, são de inconformados com a injustiça da maioria estar pagando pelos desmandos de uns poucos, que continuam desmandando. O capital financeiro tantas fez que, além de perverter a atividade econômica e a função bancária, perverteu a semântica: transformou "austeridade" em palavrão. Hoje tem gente morrendo de austeridade na Europa. Não que este argumento vá fazer qualquer diferença” – Luís Fernando Verissimo, escritor – O Estado de S. Paulo, 04-10-2012.

Domínio

"José Dirceu detinha o domínio final dos fatos. Em razão do elevadíssimo cargo, atuava em reuniões fechadas, jantares, encontros secretos, exercendo comando e dando garantia ao esquema criminoso com divisão de tarefas" - Joaquim Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal – STF – O Estado de S. Paulo, 04-10-2012.

Superlativa

"José Dirceu mantinha influência superlativa sobre os corréus"- Joaquim Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal – STF – O Estado de S. Paulo, 04-10-2012.

É ele

“É Luiz Fux, e não o ministro Joaquim Barbosa, o alvo principal da raiva de Lula e de réus do mensalão. Antes de ser indicado ministro, Fux fez um périplo por gabinetes de Brasília e escritórios de São Paulo. Mas Lula tinha restrições a ele. Disse a vários interlocutores achar estranho que um magistrado fosse apoiado tanto por Delfim Netto quanto por João Pedro Stédile, do MST” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-10-2012.

É ele 2


“O aval decisivo à indicação de Fux veio de Antonio Palocci, então poderoso ministro do governo Dilma Rousseff. Réus do mensalão, na época, não se opuseram. Mas hoje se dizem surpresos: no julgamento, o ministro segue na íntegra os votos de Barbosa, condenando praticamente todos os acusados" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-10-2012.

Salutar

"As urnas dirão se houve repercussão, mas, a meu ver, seria bom que houvesse, seria salutar" – Roberto Gurgel, procurador-geral da República – O Estado de S. Paulo, 04-10-2012.

Meio termo

“Se condenado no processo do mensalão, José Dirceu não deve cumprir pena em regime fechado. O cálculo é de um dos mais rigorosos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Acusado de dois crimes, o ex-ministro deve ser condenado no máximo ao regime semiaberto” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-10-2012.

Padrinho

"O bispo Macedo não fez uma profissão de fé, mas uma confissão de culpa. O desespero trouxe à tona o padrinho de Russomanno" - Antonio Donato, presidente do PT paulistano, sobre o líder da Igreja Universal ter utilizado texto de seu blog para criticar Fernando Haddad (PT) - Folha de S. Paulo, 04-10-2012.

"Eu não o conheço (Edir Macedo)" – Celso Russomanno, candidato a Prefeito de São Paulo – PRB – O Estado de S. Paulo, 04-10-2012.

Para francês ver

“Em palestra a alunos do Mackenzie, terça-feira, Serra alfinetou Haddad e seu Bilhete Único Mensal. “Ele mostra um quê de esnobe quando compara o bilhete com o sistema da França”, disse o tucano. Já no PT, fala-se que Haddad precisa citar Paris para que os tucanos entendam” – Sônia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 04-10-2012.

“Não saí para ir à praia!”

"Eu nasci em Belo Horizonte (...) aqui em Belo Horizonte aprendi uma coisa importante, que os mineiros sempre tiveram: a capacidade de lutar por seu País. Aprendi a lutar aqui. Como sou estrangeira, se saí daqui porque lutei contra a ditadura? Não saí para ir à praia, não saí para passear. Saí porque começou aqui um forte processo de perseguição. Quero dizer a vocês aqui que na minha veia corre o sangue de Minas Gerais. Por isso sou presidente de todos os brasileiros" – Dilma Rousseff, presidente da República – O Estado de S. Paulo, 04-10-2012.

Boato infame

“José Serra não tem planos de, caso eleito no domingo, abandonar a Prefeitura para concorrer às eleições diretas para presidente do Palmeiras em 2015. E não se fala mais nisso, ok?” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 04-10-2012.