Esquerda mexicana contesta resultado da eleição presidencial

Mais Lidos

  • Leão XIV proclama o segredo mais bem guardado da Igreja Católica em ‘Magnifica Humanitas’. Artigo de Thomas Reese

    LER MAIS
  • ​Prevenção da violência, enfrentamento da criminalidade e recuperação de jovens em conflito com a lei dependem de políticas que ultrapassem o punitivismo penal, defende o advogado

    Redução da maioridade penal e a lógica punitivista: “A segurança pública não será alcançada apenas por meio do aumento da punição”. Entrevista especial com Alexander Rodrigues de Castro

    LER MAIS
  • Horas antes do cisma ser finalizado, Pagliarani responde ao Papa: "Não somos cismáticos, somos o remédio de que a Igreja precisa"

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 04 Julho 2012

Andrés Manuel López Obrador diz que houve fraude e compra de votos por parte do partido PRI. O candidato do PRD ameaça tentar impungar o pleito presidencial.

A reportagem é do sítio da Deustche Welle, 03-07-2012.

O candidato da esquerda à presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta segunda-feira (02/07) que rejeita reconhecer o resultado "fraudulento" das presidenciais e ameaçou tentar impugnar a eleição, que deu vitória ao candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto.

Obrador, que nas eleições de 2006 também não reconheceu sua derrota para o atual presidente, Felipe Calderón, qualificou as eleições como "sujas e cheias de irregularidades". O candidato do Partido da Revolução Democrática (PRD) disse que esgotará todos os procedimentos legais existentes para demonstrar que houve fraude e que o PRI comprou votos.

"Ganhamos por ampla margem, não podemos aceitar um resultado fraudulento", afirmou Obrador, que na semana passada havia assinado, junto com os outros três candidatos, um documento no qual se comprometia a aceitar o resultado do pleito divulgado pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE) do México.

Ao final da contagem preliminar organizada pelo IFE, na noite desta segunda, Peña Nieto alcançou 38,15% dos votos, contra 31,64% de Obrador, com quase 99% das urnas contadas. O anúncio do resultado oficial é aguardado para esta quarta-feira.