Missão da OEA definirá posição de Washington

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

28 Junho 2012

O governo americano vai esperar o resultado da missão comandada pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Inzulza, para decidir se reconhece o governo do presidente Federico Franco.

"Estamos muito satisfeitos com a decisão da OEA de enviar o secretário Inzulza em uma missão de alto nível ao Paraguai para avaliar a situação e informar a entidade", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland. "Acreditamos que essa seja a via adequada e não pretendemos tomar conclusões precipitadas sobre o que ocorreu até que tenhamos um retorno da missão."

A informação é publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 28-06-2012.

A porta-voz disse ainda que o governo do presidente Barack Obama ainda não definiu se considera a destituição do presidente Fernando Lugo um golpe de Estado. "Não usamos essa palavra", disse Victoria. "Queremos que o secretário-geral viaje, consulte os lados envolvidos e faça suas recomendações."

Até agora, a avaliação da diplomacia americana é a de que não há dúvidas sobre a constitucionalidade do processo, mas a rapidez com a qual foi executada preocupa.

Na noite de terça-feira, uma sessão extraordinária da OEA decidiu enviar uma missão ao Paraguai para avaliar as circunstâncias da destituição de Lugo.

A medida foi proposta pelo embaixador de Honduras na entidade e foi aprovada por todos os estados membros, com a exceção de Nicarágua, Venezuela, Bolívia e Equador, que defendiam a suspensão temporária do Paraguai da entidade interamericana.

A viagem de Inzulza ao Paraguai deve ocorrer até o fim de semana.