Missão da OEA definirá posição de Washington

Mais Lidos

  • João Pessoa/PB em “alta”: turismo, mercado imobiliário e os problemas de viver. Artigo de Sérgio Botton Barcellos e Henry Santos

    LER MAIS
  • Para o sociólogo, vivemos tempos de anomalia. A sociedade pós-moderna “esfacelou as identidades sociais” e está difícil “ter uma percepção clara e objetiva do que está acontecendo”

    O momento é de ruptura dialética da historicidade social: “um eclipse total da lua”. Entrevista especial com José de Souza Martins

    LER MAIS
  • "O Cântico das Criaturas nos ajuda a defender a vida". Entrevista com Stefano Mancuso

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

28 Junho 2012

O governo americano vai esperar o resultado da missão comandada pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Inzulza, para decidir se reconhece o governo do presidente Federico Franco.

"Estamos muito satisfeitos com a decisão da OEA de enviar o secretário Inzulza em uma missão de alto nível ao Paraguai para avaliar a situação e informar a entidade", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland. "Acreditamos que essa seja a via adequada e não pretendemos tomar conclusões precipitadas sobre o que ocorreu até que tenhamos um retorno da missão."

A informação é publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 28-06-2012.

A porta-voz disse ainda que o governo do presidente Barack Obama ainda não definiu se considera a destituição do presidente Fernando Lugo um golpe de Estado. "Não usamos essa palavra", disse Victoria. "Queremos que o secretário-geral viaje, consulte os lados envolvidos e faça suas recomendações."

Até agora, a avaliação da diplomacia americana é a de que não há dúvidas sobre a constitucionalidade do processo, mas a rapidez com a qual foi executada preocupa.

Na noite de terça-feira, uma sessão extraordinária da OEA decidiu enviar uma missão ao Paraguai para avaliar as circunstâncias da destituição de Lugo.

A medida foi proposta pelo embaixador de Honduras na entidade e foi aprovada por todos os estados membros, com a exceção de Nicarágua, Venezuela, Bolívia e Equador, que defendiam a suspensão temporária do Paraguai da entidade interamericana.

A viagem de Inzulza ao Paraguai deve ocorrer até o fim de semana.