21 Junho 2012
Rumores muito confiáveis no Vaticano dão por provável a mudança na Congregação para a Doutrina da Fé, em junho. O anúncio da renúncia do atual prefeito, o norte-americano William Levada, deve ocorrer em torno da festa dos santos Pedro e Paulo. Há muito tempo, Levada, que desejar voltar para os EUA, pediu ao Papa Bento XVI para poder deixar o cargo. É muito provável que o seu posto seja confiado a Gerhard Ludwig Müller, o bispo de Regensburg.
A reportagem é de Marco Tosatti, publicada no sítio Vatican Insider, 19-06-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Gerhard Müller (foto) é um homem de uma personalidade notável, que exerce uma certa influência sobre Bento XVI. Sem ser contado entre o círculo dos amigos próximos do papa, ele certamente tem uma figura significativa, do ponto de vista acadêmico, o que estabelece um vínculo. Ele também desempenhou, e desempenha, um papel de qualidade na criação e no trabalho da fundação nascida na Alemanha para cuidar e acompanhar a publicação das obras literárias de Joseph Ratzinger/Bento XVI.
Müller é um grande admirador e amigo de um dos personagens mais debatidos da Teologia da Libertação, Gustavo Gutiérrez. Sobre este e sobre a Teologia da Libertação, ele proferiu palavras muito calorosas de elogio em 2008, durante um evento público na América do Sul, em Lima, para celebrar o título de doutor honoris causa conferido a Gutiérrez pela Pontifícia Universidade do Peru, na mira da Santa Sé justamente nestas semanas. O prelado de Regensburg nunca escondeu a sua admiração pelo amigo e mestre peruano, hoje com 83 anos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Doutrina da Fé: em breve, tudo pode mudar - Instituto Humanitas Unisinos - IHU