Por: André | 25 Mai 2012
Os bispos anglicanos deram luz verde para a legislação com a qual a “Igreja da Inglaterra” poderá permitir a ordenação das primeiras mulheres bispos a partir de setembro de 2013, embora fazendo uma exceção para as paróquias contrárias.
A reportagem está publicada no sítio Vatican Insider, 22-05-2012. A tradução é do Cepat.
No comunicado que foi publicado na segunda-feira em York, onde foi realizado o encontro da House of Bishops, se pode ler que será possível que as comunidades que se opõem às mulheres bispos podem ser administradas por um bispo masculino. Um compromisso complexo que poderá não ser suficiente para centenas de tradicionalistas que poderão deixar a “Igreja da Inglaterra” e passar para a Igreja católica.
Muitos outros anglicanos já fazem parte do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham. De acordo com o Telegraph poderia haver um novo “êxodo”, caso o compromisso de York não satisfizer alguns fiéis. Agora os chamados “seis oficiais do Sínodo” devem expressar sua opinião; entre eles se destacam os arcebispos de Canterbury e York, que terão que decidir se esta nova legislação pode ser levada ao Sínodo. Se em julho próximo a lei obtiver a maioria de dois terços nas três câmaras do Sínodo (Pastores, Bispos e Leigos), as mulheres bispos serão apenas uma questão de tempo.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Anglicanos terão mulheres bispos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU