Amazônia perdeu 388 km² de floresta no primeiro trimestre de 2012

Mais Lidos

  • El Niño deve intensificar eventos extremos e fazer de 2027 o ano mais quente da história

    LER MAIS
  • Revelação sobre Vorcaro é um ‘desastre’ para Flávio Bolsonaro, mas abre espaço para outras candidaturas da extrema direita

    LER MAIS
  • A centralidade do padre/pastor na Igreja, a nova direita e o detergente Ypê. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

07 Abril 2012

Dados divulgados no dia 05-04-2012, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que nos meses de janeiro, fevereiro e março a floresta Amazônia perdeu 388,13 quilometro quadrados de floresta.

O número representa a soma dos alertas verificados no primeiro trimestre do ano. 

Entre novembro e abril, que consiste na época de chuvas na Amazônia e se torna mais difícil a observação por satélites devido à intensidade de nuvens que cobrem a região, o INPE divulga os resultados do DETER agrupados por bimestre, no entanto esse ano o órgão agrupou também os dados de março com o primeiro bimestre atendendo aos pedidos do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Devido a cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites o INPE não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo satélite do DETER.