02 Abril 2012
Nosso dinheiro
“Um grupo de professores da UFRJ e da UFF fez um estudo sobre os gastos previstos do BNDES com a Copa de 14. O resultado, que será publicado no “Portal Popular da Copa”, criado por setores da sociedade civil para acompanhar a competição, aponta desembolsos pelo banco de, acredite, R$ 31,9 bilhões. A conta inclui financiamentos de estádios, aeroportos, portos, rede hoteleira e até da Transcarioca” – Ancelmo Góis, jornalista – O Globo, 01-04-2012.
Transparência...
“O estudo diz que o BNDES vem desrespeitando nessas operações “uma série de princípios, como o da publicidade de suas contas, da economicidade e probidade no uso do recurso público” – Ancelmo Góis, jornalista – O Globo, 01-04-2012.
Mortal
"O teor das conversas telefônicas mantidas (por Demóstenes Torres) com o empresário, divulgadas pela imprensa, evidenciam uma situação mortal para qualquer político" – Ophir Cavalcante, presidente nacional da OAB – O Estado de S. Paulo, 02-04-2012.
Trivial
“O que vai me surpreender é se aparecer um partido que tenha consistência, que seja a favor de pagar muito aos professores e pouco aos ministros, que seja absolutamente transparente em relação a obras públicas” – Roberto DaMatta, antropólogo, considerando o episódio “Demóstenes” uma mostra do “trivial da política brasileira” – Zero Hora, 02-04-2012.
Teoria e prática
“No ano passado, Demóstenes escreveu o prefácio do livro Ficha Limpa: a Vitória da Sociedade, lançado pelo presidente da OAB, Ophir Cavalcante. O senador, que foi relator do projeto de lei da ficha limpa, destacou no texto que a sociedade “não admite que os destinos da nação possam ser geridos por representantes que não possuem conduta adequada à dignidade das relevantes funções públicas” – Zero Hora, 02-04-2012.
Profecia
"De todas as desgraças que penetram no homem pela algibeira e arruínam o caráter pela fortuna, a mais grave é sem dúvida alguma essa: o jogo" – Ruy Barbosa citado pelo Ministério Público Federal de Goiás no pedido de prisão de Cachoeira – Folha de S. Paulo, 02-04-2012.
Cabeça
“Todo ano, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, órgão dos sindicatos que acompanha o trabalho dos parlamentares federais, tem escolhido Demóstenes como um dos "Cabeças do Congresso" – Catia Seabra, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-04-2012.
Conduta ilibada
“O mais penoso em tudo, porém, é que – ao surgirem as denúncias iniciais da Polícia Federal sobre seu (Demóstenes Torres) envolvimento com a máfia – todos no Senado saíram a defendê-lo. Nada menos do que 46 senadores discursaram em sua defesa, inocentando-o e elogiando sua “ilibada conduta”. Ninguém sequer sugeriu esperar por mais evidências para, então, tomar posição. Governistas e oposicionistas se uniram para defendê-lo, sem interessar-se por mais detalhes” – Flávio Tavares, jornalista – Zero Hora, 01-04-2012.
Bravura
“Nosso senador Pedro Simon, por exemplo, lançou-lhe lisonjas e, naquele palavreado solene e inócuo em que os políticos escamoteiam a verdade, disse textualmente: “Vossa Excelência, senador Demóstenes, é uma das pessoas mais competentes e que atuaram com bravura em toda a sua vida” – Flávio Tavares, jornalista – Zero Hora, 01-04-2012.
Cinismo
“Já dizia Millôr: “O Brasil está dividido entre os abertamente cínicos e os que conseguem se conter” – Flávio Tavares, jornalista – Zero Hora, 01-04-2012.
Banho de Cachoeira
“Não é pra demonizar o DEM do Demóstenes, mas, a esta altura, nem banho de “Cachoeira”, muito menos de “Arruda”, limpa a sua imagem. O senador, envergonhado, parece aquele de quem “Agripino” (Grieco, não Maia!) dizia: “Passou a vida correndo atrás de uma ideia, mas não conseguiu alcançá-la.” – Chico Alencar, deputado federal – PSOL-RJ – O Globo, 31-03-2012.
Desmonte
"A Amazônia está sendo desmontada, como um quebra-cabeça, e vendida para o mercado internacional" – Paulo Adario, diretor da campanha Amazônia do Greenpeace – O Estado de S. Paulo, 02-04-2012.
Folga de Páscoa
“Depois de invocar o princípio constitucional do Estado Laico para ordenar a retirada dos crucifixos de suas dependências, o Judiciário gaúcho decidiu se conceder um presente de Páscoa: por determinação do presidente do TJ gaúcho, desembargador Marcelo Bandeira Pereira, o expediente nesta Quinta-feira Santa será reduzido. Em vez de funcionar das 9h às 18h, a Justiça Estadual terá atendimento das 9h às 13h” – Letícia Duarte, jornalista – Zero Hora, 02-04-2012.
!
“Não está nos planos da Justiça gaúcha recuperar as horas enforcadas pela antecipação do feriado de Páscoa” – Letícia Duarte, jornalista – Zero Hora, 02-04-2012.
Malfeito?
"Não há por que caracterizar como um malfeito, o ministério não pediu contribuição (para a campanha), foi o PT” - Jilmar Tatto, líder do PT na Câmara – O Estado de S. Paulo, 01-04-2012.
Sob medida
“Em Demóstenes Torres homenageio Mestre Millôr sobre o político prevaricador: "Com o passado que tenho, aceito qualquer presente." – Jorge Bastos Moreno, jornalista – O Globo, 31-03-2012.
Anita, de volta
"Anita Prestes, filha de Luís Carlos Prestes, é, digamos, osso duro de roer. Ela atirou ontem no PCdoB que, na véspera, no programa de TV, associou a imagem de seu pai ao partido" – Ancelmo Góis, jornalista – O Globo, 31-03-2012.
Segue...
"Anita diz que o PCdoB foi criado em 1962 após cisão com o PCB e com Luís Carlos Prestes.
Para ela é inaceitável ligar a imagem do pai “a um partido que apoia o novo Código Florestal e que é absolutamente acrítico às medidas neoliberais dos governos Lula/Dilma, imerso em denúncias de corrupção”. É. Pode ser” – Ancelmo Góis, jornalista – O Globo, 31-03-2012.
Peixe fora d’água
“O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, inaugurou ontem uma escola de música na Igreja Metodista do Morro da Providência. Quando começou a tocar a música “Peixe vivo” (aquela que diz: “Como pode um peixe vivo viver fora da água fria”), o ministro começou a rir” – Ancelmo Góis, jornalista – O Globo, 31-03-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU