31 Março 2012
“O movimento pentecostal pode ajudar a recuperar o conceito de Shalom para entender melhor as práticas de paz que precisamos”, disse o teólogo mexicano Daniel Chiquete Beltrán, ao apresentar, esta semana, seu livro “Haciendo camino al andar: siete ensayos de teología pentecostal (Fazendo o caminho ao andar: sete ensaios de teologia pentecostal)”, no Instituto de História da Universidade Centro-Americana.
A reportagem é de Trinidad Vásquez e publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 30-03-2012.
O autor revelou que as sete confissões teológicas nasceram da solidão que enfrentou na Alemanha. “Isso ajudou-me a refletir sobre a vida numa direção ética”, relatou.
O historiador e teólogo William Ulises Rodríguez comentou o texto. Disse que se trata de uma valiosa obra que dá entusiasmo ler para entender o movimento pentecostal que continua avançando na região latino-americana. “Parte do sucesso do pentecostalismo foi criar missões alternativas para atender crentes ansiosos de uma palavra consoladora”, assinalou.
O teólogo mexicano revelou que descende de uma família católica, mas que se converteu ao pentecostalismo. Relatou que adora escrever escutando música e declarou-se admirador das canções da cantora ambientalista Katia Cardeal, da Nicarágua.
“O livro reflete minhas experiências humanas e como crente com sede de Deus”, comentou. É amante do diálogo e disse que praticou-o com em igrejas luteranas da Alemanha, onde estudou teologia. Admitiu que o pentecostalismo tem que se aprofundar mais na teologia, apoiando-se na ajuda das ciências sociais. “Temos uma memória histórica muito pobre e corremos o risco de perdê-la”, reconheceu Chiquete Beltrán, convidado pelo Centro Inter-Eclesial de Estudos Teológicos e Sociais (CIEETS) a dar conferência junto com o teólogo portorriquenho Carmelo Alvarez.
Chiquete Beltrán doutorou-se em Teologia pela Universidade de Hamburgo e ministrou aulas na Universidade Bíblica Latino-Americana, da Costa Rica. Ele é tem curso de Ciências Bíblicas com ênfases em Novo Testamento e é bacharel em Arquitetura pela Universidade Autônoma de Sinaloa, México. Foi diretor de Estudos da Missionsakademie da Universidade de Hamburgo e, atualmente, é o coordenador do curso de mestrado em arquitetura e urbanismo, além de professor de ética e estudos humanísticos do Instituto de Estudos Superiores de Monterrey, e também professor e diretor do Centro Bíblico de Teologia de Sinaloa.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Pentecostalismo tem contribuições à paz, mas precisa aprofundar sua teologia, diz arquiteto - Instituto Humanitas Unisinos - IHU