Associação de Mulheres Católicas Alemãs: ação em favor dos divorciados em segunda união

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

22 Fevereiro 2012

O objetivo da Associação de Mulheres Católicas Alemãs (KFD, Katholischen Frauengemeinschaft Deutschlands) é formulado claramente: divorciados em segunda união não devem ser excluídos dos sacramentos. Quase 100 mil pessoas as apoiam em sua proposta assinando o seu abaixo-assinado.

A reportagem é do sítio Explizit.net, 15-02-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Cresce a pressão sobre o presidente da Conferência Episcopal Alemã, o arcebispo Robert Zollitsch. A KFD lhe enviou uma carta pedindo um encontro de esclarecimento. Segundo a KFD, deveria ser possível que a Igreja ofereça uma nova oportunidade às pessoas que vivem um segundo casamento.

"Só juntas podemos realizar uma Igreja que esteja próxima das pessoas e que as acompanhe e as apoie nas situações decisivas da vida", afirmou a presidente da KFD, Maria Theresia Opladen. Os divorciados em segunda união deveriam poder receber o conforto da Igreja, sem que a indissolubilidade do casamento seja automaticamente posta em discussão.

Segundo Opladen, deveria ser encontrada uma nova solução pastoral – o processo de diálogo da Igreja Católica ofereceria amplas possibilidades nesse sentido. A KFD pretende levar adiante a sua ação na Assembleia dos Católicos, que se realizará em Mannheim (de 16 a 20 de maio de 2012).